04 setembro 2006

Laudo da PF sobre contas do PSDB-MT completa dois anos

O laudo 481/2004-SETEC-SR-MT, do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, é no mínimo curioso. Elaborado há precisamente dois anos, em 3 de setembro de 2004, e assinado pelos peritos criminais federais Alexandre Henrique Sausmikat e William Gomes Gripp, o laudo descreve o conteúdo de um computador apreendido na empresa VIP Factoring, de Cuiabá.

(Antes, uma explicação: numa definição mais "acadêmica", factoring é uma atividade de fomento comercial, desenvolvida por empresas independentes e autônomas, caracterizada por aquisição de ativos – contas a receber –, mediante um preço à vista, sem riscos de inadimplemento, ao cedente, dos créditos transferidos, sem direito de regresso, contra a empresa cedente. Na dia-a-dia, consiste em receber cheques pré-datados e repassar dinheiro ao cliente, mediante uma taxa de desconto.)

Os peritos da PF encontraram indicações de que a VIP Factoring repassou R$ 240.418,58 ao Comitê Financeiro Estadual Único do PSDB nas eleições de 2002, chegando ao requinte de anotar até o CNPJ do comitê, 05.191.936/0001-60. A contabilidade é tão detalhada que dá para verificar que, no dia 8 de agosto de 2002, a VIP Factoring recebeu 73 cheques do comitê tucano, no valor total de R$ 186.938,67 – o equivalente a 78% de todos os recursos transacionados entre ambos.

A VIP Factoring não aparece entre as doadoras de campanha do comitê do PSDB em Mato Grosso, e tampouco aparece entre os fornecedores, segundo a prestação de contas apresentada ao TSE. Da mesma maneira, não constam da prestação de contas os donos dos cheques entregues pelo PSDB à empresa, nem como doadores nem como fornecedores.

A VIP Factoring é uma das empresas do grupo do ex-policial civil João Arcanjo Ribeiro, conhecido como Comendador e apontado como um dos chefes do crime organizado no Brasil. Do laudo da PF surgiu uma investigação sobre o caixa-dois do PSDB em Mato Grosso.

Leia sobre essa história aqui.

Reproduzido do Blog do Zé Dirceu

Aonde esta a entrevista que o Fantástico da Rede Globo fez com o Comendador que os tucanos conseguiram barrar? Até quando o povo vai ser privado do conhecimento sobre as sujeiras do desgoverno de FHC e sua turma?

Vera

Nenhum comentário: