25 setembro 2006

NOTA RÁPIDA DE CONJUNTURA 13


É a hora da arrancada final!

1 - Ao longo dos últimos 60 dias, nossa campanha vive uma grande ascensão junto à base social identificada com um projeto democrático e transformador para o país. São aqueles que, antes, não votavam em Lula porque identificavam nele um igual a si (incapaz), e agora votam nele porque o julgam um igual a si (muito capaz). Conforme as realizações do Governo do Presidente Lula foram sendo conhecidas, a identificação e o reconhecimento tiveram uma trajetória ascendente.

2 - Novamente fatos graves, de natureza repudiável, foram cometidos sem qualquer consideração pelas instâncias de nosso Partido e deram fôlego a um novo ataque da direita conservadora. Tais acontecimentos apontam, mais uma vez, a necessidade de uma discussão profunda sobre o futuro do PT. Sem execrações pessoais, mas sem deixar de analisar os métodos e as relações que se estabeleceram, ao longo dos anos.

3 - A origem dos ataques da direita não está ancorada em trajetórias de relevante espírito público ou ilibada moralidade administrativa. O que os move com tanto ódio contra o Presidente Lula é o desejo de retornar aos tempos em que as denúncias de corrupção eram abafadas, engavetadas ou suas investigações desautorizadas. A compra de votos na aprovação da reeleição, o obscuro processo de venda de mais de R$100 bilhões do patrimônio nacional através das privatizações e o sufocamento de dezenas de CPIs, entre elas a CPI da Corrupção, são apenas algumas das heranças morais dos oito anos de governo da aliança PSDB-PFL.

4 - O que os incomoda tanto é a atuação da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério da Justiça (por meio da Polícia Federal e da Secretaria Nacional de Justiça), da Advocacia Geral da União e do Ministério da Fazenda que reforçaram muito, nos últimos três anos e meio, o trabalho de combate à corrupção e qualificaram a transparência da gestão pública federal. O que os incomoda é que a Polícia Federal prendeu 30 vezes mais durante nosso Governo, desmantelando quadrilhas montadas durante o período do Governo do PSDB-PFL, como a quadrilha dos vampiros e dos sanguessugas (ambas atuavam majoritariamente no Ministério da Saúde). O que os incomoda tanto é que durante o Governo Lula a sujeira não ficou debaixo do tapete, nem dentro das gavetas.

5 - Os grandes meios de comunicação por sua vez, acostumados ao controle que detinham da opinião pública desde a redemocratização do país, quando constituíam e desconstituíam instantaneamente lideranças nacionais, não se conformam com sua incapacidade de ditar os rumos da democracia brasileira. Pouco mencionam o conteúdo do dossiê contra Serra, tentando desviar o olhar da opinião pública apenas para um lado, esquecendo que o povo quer saber o conteúdo de documentos que já estão na CPI das Sanguessugas. Não se conformam que a formação de uma nova estrutura social do país, e o ingresso de milhões de brasileiros aos patamares mínimos da dignidade, tenha lhes retirado a credencial de ditadores de verdades. O que os incomoda não é a falta de consciência da população. Pelo contrário. É a constituição de uma nova consciência, ainda mais democratizada, que opta em fazer o seu juízo de valor sobre a política também pelos elementos da sua realidade de vida.

6 - A formação desta nova estrutura social no país, a partir das políticas sociais do Governo Lula, foi confirmada mais uma vez pelos dados divulgados - com pouquíssima repercussão - da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio-IBGE). A síntese da pesquisa pode assim ser resumida: nunca o Brasil viu diminuir a pobreza de seus cidadãos como agora. Caiu em 19% o número de pobres. Alguns dados: os 50% mais pobres viram sua renda crescer 6,6%; o nível de emprego foi o maior desde 1996, e o das mulheres, o maior da série. Em três anos de Governo Lula, 6,2 milhões de trabalhadores conseguiram ocupação.

7 - Por isso não podemos nos intimidar! É nessa hora que devemos mostrar toda a nossa força militante e a nossa capacidade de superar as adversidades (que já demonstramos no Processo de Eleições Diretas). Nossa responsabilidade com milhões de famílias e trabalhadores é muito grande. E essa é a hora de mostrarmos toda força da história de nosso Partido e o nosso compromisso com a construção de um país socialmente mais justo. Vamos reeleger o Presidente Lula no 1º turno para aprofundarmos a construção de uma Revolução Democrática! É a hora da arrancada final!


TARSO GENRO

Nenhum comentário: