11 setembro 2006

Autoritarismo em dose dupla


Os eleitores de Goiás estão privados de conhecer melhor a troca de insultos e acusações entre o tucano Marconi Perillo, candidato ao Senado, e o pefelista Demóstenes Torres, candidato ao governo estadual. No domingo 3, a juíza Elizabeth Maria de Silva, por solicitação dos advogados de Perillo, proibiu a exibição no horário eleitoral gratuito de reportagem de CartaCapital. Na edição 409, de 6 de setembro, a revista revelou que as investigações sobre atentado contra a casa de Torres, em 2004, esbarraram no major Walter Capinam, ex-chefe da Casa Militar no governo Perillo e até há pouco tempo responsável pela segurança da campanha do tucano.

A juíza também ordenou a apreensão do Jornal do Estado de Goiás, sediado em Anápolis, que destacou a reportagem de CartaCapital. Os advogados de Perillo argumentaram que o jornal publicou “de forma dolosa e maliciosamente alterada” o texto da revista. Henrique Morgatini, diretor da publicação, afirma que se limitou a reproduzir “integralmente” o teor da reportagem. CartaCapital esclarece: não foi consultada nem autorizou a reprodução do conteúdo.

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás emitiram nota em repúdio à atitude de Perillo e à decisão do Tribunal Regional Eleitoral. “O recolhimento de jornais é uma violência que nos remete aos mais sombrios momentos do autoritarismo. Que esse duplo atentado à liberdade de imprensa tenha acontecido a pedido de um candidato a cargo eletivo e por autorização de uma juíza é fato revoltante”, anotou Fernando Martins, diretor-executivo da ANJ.

Fonte: O Informante


Nenhum comentário: