01 setembro 2006

Pegadinhas na rede

O período eleitoral é uma época profícua para a disseminação de vírus via Internet. A estratégia dos crackers, que são os responsáveis pela programação de códigos maliciosos que roubam senhas e espionam computadores, é utilizar sempre mensagens com um tema que instigue os internautas em datas específicas e importantes a clicar em seus links ou executar programas. Essa técnica é chamada de phishing. O anzol é lançado para um número considerável de pessoas e alguém sempre morde a isca.

Neste momento, diversas mensagens estão circulando usando o nome do presidente Lula e sua candidatura a reeleição. As mensagens que chegam para a equipe de comunicação eletrônica são as mais estapafúrdias nos temas e nos textos, como a que oferece imagens exclusivas do presidente feitas pelos seguranças com celular ou arquivos de sua vida íntima. Todos os e-m ail com esse teor são falsos e induzem o usuário ao erro, tentando indiretamente ligar a distribuição dos vírus, e a eventual perda de dados pelos infectados, a imagem do presidente.

Ao desconfiar de um e-mail recebido observe o assunto da mensagem. Se for uma frase vazia como "eu tenho imagens suas, cuidado", "eu sei o que vc fez", "veja as fotos que nós tiramos aquele dia" ou "veja o que o presidente fez" e também "imagens exclusivas do presidente", apague a mensagem imediatamente.

Se o assunto não for suspeito e nem o remetente, tome as seguintes precauções: em uma mensagem com arquivo atachado, verifique se ele possui a extensão .exe ou .scr, as mais comuns para instalar vírus e trojans. Se a análise for afirmativa, apague. Se o e-mail vier com um link para clicar, passe o cursor por cima e observe na barra inferior do navegador o endereço que surge, pois ao final sempre aparecerão as mesmas extensões maliciosas. Outra observação a ser feita é no início do endereço. Geralmente os vírus ou espiões ficam hospedados em servidores internacionais e o endereço geralmente é bem longo. Apague imediatamente.

Nos apoiadores do Presidente Lula, estamos atentos.
Somente hoje, recebi 16 emails com a mensagem: veja as fotos que tiramos no final do ano; e mais 4 do TSE falando em cancelamento.
Sempre alertas.

Vera

Nenhum comentário: