17 dezembro 2008

Será que a mídia vai se calar de novo?

Será que a mídia vai se calar de novo?




Novamente volta o assunto Siemens, para quem não se lembra em agosto deste ano, foi LEVEMENTE comentado pela imprensa. Mas agora com a Siemens se declarando culpada, tudo vai vir a tona, pelo menos é o que esperamos, mas para isso precisaremos acompanhar a mídia internacional, pois a daqui.....

Para relembrar o que já saiu sobre esse caso segue alguns trechos de matéria com seus respectivos sites.

Jornal dos EUA registra: Siemens subornou tucanos

Reportagens do The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, reproduzidas pelo Valor Econômico, registram que a Siemens, multinacional alemã, está sendo acusada de, entre 2000 e 2006 (governos Mário Covas e Geraldo Alckmin), ter pago propina a políticos e autoridades do governo paulista em troca de contratos com estatais.
Continue lendo aqui

PT quer a investigação dos contratos entre o governo paulista e a Siemens

A Bancada petista constatou que o TCE deu parecer de irregular a contratos do governo do Estado com a Siemens que totalizam R$ 88 milhões e já protocolou representação ao Ministério Público Federal para que sejam apurados os fatos

Continue lendo aqui

O esquema de propina da Siemens no mundo

As empresas do grupo Siemens pagaram propinas para autoridades governamentais em diversos países do mundo, com o intuito de ganhar licitações ( Valor Econômico com The Wall Street Journal – 19/06/2008).
Esse esquema funciona da mesma forma que o realizado pela empresa Alstom. Segundo matéria do "The Wall Street Journal", publicada em 16/11/2007 no Valor, a justiça alemã aponta que “a Siemens pagou propinas a autoridades públicas ao redor do mundo. A investigação concentrou-se em propinas pagas entre 2001 e 2004, ligadas a Reinhard Siekaczek, ex-diretor de telecomunicações. Ele disse aos promotores que sabe de subornos pagos em outros países. O Brasil seria um deles”.
Em matéria publicada em 13/12/2006 no jornal VALOR aponta que “a gigante alemã Siemens informou hoje que uma auditoria interna detectou cerca de US$ 554 milhões em pagamentos suspeitos na contabilidade da companhia dos últimos sete anos”.

Continue lendo aqui

P.S.: Você sabia que existe Pedágio para se trabalhar com Orgãos Públicos?

Pedágio = Propina

Pedágio é um direito de passagem pago mediante taxa ao poder público.
Propina é o dinheiro obtido ou fornecido de forma ilícita, como suborno em atos de corrupção

Pergunta: O que vocês acham, a Siemens, a Alstom e outras empresas, pagaram Pedágio ou Propina?


Nenhum comentário: