15 dezembro 2008

Para comparar o título da matéria com o conteúdo (da Falha, claro)

Para comparar o título da matéria com o conteúdo (da Falha, claro)


Legenda dos realces:

seguindo a linha editorial da manchete, a voz do dono

a realidade

[comentário da Alyda Sauer]


Folha online
15/12/2008 - 12h52

Brasileiro duvida da resistência do país à crise econômica , diz pesquisa

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o país não está preparado para enfrentar a crise econômica internacional. No total dos votos válidos da pesquisa, 40% dos entrevistados acreditam que o Brasil não está pronto para lidar com a crise, enquanto 37,9% acham que o país está preparado para lidar com a crise.
Segundo a pesquisa, 84,9% dos entrevistados que têm acompanhado a crise econômica acreditam que ela já está atingindo o país ou ainda vai atingi-lo. Outros 12,3% avaliam que a crise não vai chegar ao Brasil. Ao serem questionados se já foram diretamente afetados pela crise, 60,5% dos entrevistados afirmaram que ainda não sofreram as suas conseqüências.
Outros 34,4% responderam que já foram afetados pela crise.
A pesquisa mostra que apenas 14,2% da população não acompanham ou ainda não ouviram falar na crise, enquanto a expressiva maioria (83,5%) se mantém atenta às suas repercussões.
Apesar das expectativas negativas em relação à crise, 41,9% dos entrevistados acreditam que o Brasil vai sair fortalecido ao seu final. Outros 27,5% acham que o país vai estar mais fraco ao seu final, enquanto 20,1% avaliam que o país vai ficar na mesma situação em que se encontra quando a crise econômica chegar ao fim.
[ 41,9 + 20,1 = 70%...]
Férias
Mesmo com o pessimismo da população com a crise, a pesquisa mostra que subiu o número de brasileiros que vão viajar de férias no final deste ano se comparado com o mês de dezembro de 2004 --última edição em que a pesquisa fez o levantamento sobre as férias. O índice em dezembro mostra que 22,8% dos brasileiros vai viajar de férias, enquanto em 2004 esse número era de 16%.
O total de brasileiros que não pretende viajar é muito alto, 75,4%. Mas em 2004, sem crise econômica internacional, era ainda maior --81,1%.
Entre os brasileiros que vão viajar de férias, a maioria optou pelo carro como meio de transporte (50%), seguido por ônibus (38,6%) e avião (7,2%). Apesar da crise, o número de pessoas que optou pelo transporte aéreo subiu se comparado com 2004, que era de 3,4%.
Como economia, a maioria dos entrevistados vai se hospedar em casas de parentes (52,9%), enquanto 23,9% optaram por hotéis. O número das ocupações hoteleiras subiu em relação a 2004, que era de apenas 11%.


Nenhum comentário: