05 setembro 2006

Entrevista com o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos


Destaque abaixo de alguns trechos imprescindíveis por André Lux

"O PSDB atual é o único partido social democrata no mundo que abomina o Estado, hostiliza o sindicalismo e considera movimento social coisa de gentinha. Eu nunca vi um partido social democrata dessa natureza. O que mostra que tem que ficar restrito, como apoio social, a uma classe média conservadora, que teme mudanças."

[Sobre a mídia] "É indispensável que se restabeleça uma competição real nos meios de comunicação, do ponto de vista de formação de opinião, de capacidade de difundir, buscar e fabricar noticiário jornalístico, fazer grandes reportagens. Porque o Brasil, nos últimos trinta anos, foi de um empobrecimento eloqüente."

"Eles [a direita] querem a reforma política feitas por eles. Qualquer reforma política, que não a feita por eles, é golpe."

"Temos que entender que a corrupção é um fenômeno dentro da política, sobretudo, da política de massas, como é dentro do comércio. No comércio, a ilegalidade é a mercadoria estragada, a sub-nota etc. A ilegalidade em política chama-se corrupção, ou seja, você vender um benefício em prol de alguma coisa. A ilegalidade existe em toda atividade humana, o problema é como se controla."

"[a crise] Foi uma sucessão de coincidências e somatório de boa fé e má fé, de incompetência de administração da crise. Olhando a crise a partir deste momento, vejo que, se a oposição tivesse conseguido vencer, teria dado um golpe, mesmo por via constitucional. Como perdeu, acabou ajudando a campanha do Lula, foi como se tivesse lhe dado um atestado."

[Sobre o que poderá ser o segundo mandato de Lula]: "Crescer, botar o país para crescer. Dinheiro já há, recursos já há. Brilhante serviço na área de dívidas, o pagamento de dívida externa está acabando, a interna pode ser equacionada. Não há porque não se ter políticas de crescimento econômico e agressivo, e distribuição de renda. Aumentar esses programas. Como eu não vejo o que pode impedir isso, acho que pode ser um excelente governo."

"Eu espero que os movimentos sociais evoluam, eu não quero saber o que o governo está fazendo nesse sentido, mas o que os movimentos sociais vão fazer em termos de repensar e se pensar direito, e parar de falar por cacoetes e estereótipos. Estamos cansados de ouvir isso, é uma tristeza. Esses debates, pessoas que estão formando pessoas e não têm informação real das coisas que estão acontecendo. O que pode acontecer, caso permaneçam como estão, é se tornarem estéreis e deixarem de ser representativos."

Leia a entrevista completa aqui

Nenhum comentário: