27 outubro 2006

Tu votarias em George W. Bush para Presidente do Brasil?


Obviamente minha pergunta tem resposta impossível, pois nossa Carta Política impede que estrangeiros assumam o posto máximo do Executivo, porém serve para demonstrar minha opção.

Eu não votaria em George W. Bush porque ele fala uma coisa e faz outra: fala em paz e semeia a guerra; fala em união dos povos e pratica exclusão; fala em acordos comerciais, mas pratica o imperialismo; fala em justiça social mas age sempre em favor do capital; discursa ao seu país e ao mundo como se fosse um bom moço mas pratica as maiores atrocidades que a sociedade contemporânea já presenciou.

O fato de ser um americano e não um brasileiro é irrelevante, pois nacionalidade ou naturalidade não são indicativos de caráter ou capacidade. Poderia votar em Noam Chomsky com tranqüilidade, pois ele ostenta bom caráter e capacidade invejável para perceber os problemas do povo carente, mas necessitado da intervenção estatal.

Da mesma forma não votaria jamais em Yeda Crusius para governar o nosso Rio Grande. Não por ser paulista, pois isso não lhe credita bônus ou lhe grava ônus. Não votaria em Yeda por tudo que ela representa. Como Bush, Yeda diz uma coisa e faz outra: ela é a favor do imperialismo, do capitalismo, dos privilégios e das benesses aos grandes, às elites, às oligarquias. Não tem nenhuma sensibilidade social, não preza o meio ambiente, defende um modelo de estado, chamado neo-liberal, que já está ultrapassado há mais de dez anos, pois provou-se, em teste prático, ineficiente e impôs situação pré-falimentar ao Estado Brasileiro, hoje resgatado por Lula, e falimentar ao nosso amado Rio Grande.

Não voto Yeda porque, ceteris paribus, como dizem os economistas, colegas dela, Yeda é o George W. Bush nos pampas.

Para unir, para facilitar o diálogo, na ida e na volta, com Lula e o Brasil, para vencer e ser feliz, estou com a força do povo e sou Olívio. Vem, Vem, Vem, Vem com o Galo Missioneiro! Domingo, 29, É 13!!!




Marcelo Gayardi Ribeiro
advogado e professor

Nenhum comentário: