22 outubro 2006



Vida modesta da irmã de Lula em Cuiabá




Ledinalva da Silva Santos, irmã
do presidente da República,
Luiz Inácio Lula da Silva,
continua levando uma vida
simples na periferia



Dona Ledinalva da Silva, irmã do presidente Lula, continua levando uma vida modesta na periferia de Cuiabá


Dona Ledinalva da Silva dos Santos vive na mesma casa humilde, no Jardim Itapuã, que abrigava sua família há quatro anos. Porém, sua vida está melhorando. Com um tímido comércio de materiais para construção, a irmã “cuiabana” do presidente Lula (PT) sonha em terminar o prédio que iniciou para acomodar melhor a sua pequena loja. Apesar da vida simples que leva, dona Ledinalva afirma que ainda não pediu ajuda ao irmão presidente. Mas, caso seja reeleito, vai pedir que ele a ajude a comprar um caminhão.

Três anos depois da primeira entrevista em que dona Ledinalva falou sobre sua vida, a reportagem do Diário foi novamente ao seu encontro, desta vez, na sua casa. “Eu falei pro meu marido: sempre vivemos às nossas custas, vamos continuar vivendo assim. Eu quero que ele [Lula] faça pelo Brasil”, contou ao argumentar por que não buscou socorro junto a Lula. “Mas agora se ele ganhar vou pedir ajuda para comprar um caminhãozinho para fazer entregas”, disse.

O Jardim Itapuã, onde dona Ledinalva vive há oito anos e tem o pequeno comércio, é um bairro da periferia da capital mato-grossense. As ruas não são asfaltadas e as casas são todas simples. Em casa, ela tem cachorro e papagaios e cria galinhas. Os dois filhos mais velhos já não moram mais com ela. Porém continuam no bairro.

Somente depois de muita conversa e muita insistência, dona Ledinalva concordou em falar com o Diário. Reservada, ela prefere ficar longe dos holofotes, porém não esconde a empolgação quando fala do trabalho do irmão. “A população está comendo feijão e arroz mais barato, hoje tem comida na mesa”, elogia. “O saco de cimento que chegou a custar R$ 22 hoje tá R$ 13,50”, complementa.

Nem mesmo os sucessivos escândalos envolvendo o governo Federal foram suficientes para decepcionar dona Ledinalva. “Em nenhum momento perdi a confiança nele”, assegura. “Ele nunca iria fazer alguma coisa para prejudicar ele mesmo”, acrescentou ao observar que Lula é muito inteligente e respeitado.

Para a irmã “cuiabana”, o dedo da oposição está presente em todos os escândalos. “O dossiê era para beneficiar aquele lá de São Paulo, o [Aloísio] Mercadante. A oposição foi inteligente e incluiu o [Geraldo] Alckmin porque a denúncia era contra o Serra, para virar contra o Lula”, disse. “Fico pensando como ele aguenta tudo isso”, observou.

Depois de assistir ao segundo debate entre Lula e Geraldo Alckmin (PSDB), promovido pelo SBT, a irmã afirmou que não tem dúvida de que Lula é mais preparado. E Ledinalva não admite opinião contrária em casa. “Lá em casa todo mundo vota nele, tem que votar, né?”.

Dona Ledinalva acompanha a trajetória de Lula pela televisão. Além de garantir os votos de casa, faz campanha para o irmão na vizinhança. “Eu peço voto sim, falo para o pessoal não esquecer de votar no 13”, contou.

O último contato que teve com o irmão presidente foi em Brasília, no dia da posse de Lula. Porém, lá ela recebeu o cartão de um secretário do presidente com quem fala de vez em quando. “Lá eu falo com o Weber, eu ligo para ele para saber se o Lula vem pra Mato Grosso. Se ele vir eu quero me encontrar com ele”, diz.

Nenhum comentário: