22 março 2006


O que os Jornais e Televisão não mostram, na palavra de dois eleitores da Bahia.

Lula entrega casas na Bahia – 21/03/06

Galera, Lilian, Vera, todos, eu fiquei hiperextasiado hoje, o Lula esteve aqui na Bahia, estava eu indo para a faculdade quando vejo o palanque montado nas obras do metrô, eu disse vixe, é aqui mesmo, chamei meu colegas da faculdade e disse eu vou falar, quando cheguei lá consegui entrar, gente foi demais eu disse não creio, ouvir o Lula de tão perto, falando do meu lado, era demais, eu suei frio, falou muito, falou bonito e se colocou como o pai dos pobres, o Lula fez um discurso maravilhoso, eu fui o primeiro a gritar: 1,2,3 é Lula outra vez, aquilo ecoou, aliás já tinham gritado, mas eu gritei quando ele falava perto, quase não se ouvia o que ele falava, e parecia que nação toda estava lá. Depois de falar e falar bem, eu todo arrepiado, pois foi o meu primeiro contato com Lula, gente eu não votei ainda e vou votar no LULA, aquilo foi demais. Um grande momento veio e uma multidão ao fim do falatório se aproximou, era tanta gente mais eu pensei que não ia chegar, empurrei a todos. E cheguei era muita gente, câmeras, povo, puxa sacos ( rs) e eu lá é lógico. Peguei na mão do LULA, meu, coração pulou falei com ele: Os Jovens estão com vc ( ele deu um sorriso de felicidade), mas era tanta gente, eu lógico procurei meus amigos para ele verem que eu tinha falado com Lula. Eles viram, as câmeras viram, e todo mundo viu, e tem mais, falei " cozinhe o Chuchu que ele amolece" ai foi o riso geral. Gente até agora não acredito. Tinha que dividir isso com vcs.
Filipe

Mas o Filipe não foi o único a ver e ouvir o nosso Presidente não. Eu também vi.
Faz mais de um mês que o pessoal contatou a área em que eu trabalho para levantar obras do Governo Federal que poderiam ser visitadas pelo Lula.
Agora, de férias e sem assistir TV, eu acabei esquecendo.
Na hora do almoço uma colega me ligou para saber se eu não iria pois muitos colegas arquitetos e engenheiros iriam vê-lo nos Alagados. Eu não podia perder a chance!
Muitas obras estão sendo feitas na área e a Caixa repassa as verbas do MCidades. Hoje ele entregou casas do HBB Alagados IV e o sistema viário.
Também entregou títulos de posse de outras 400 casas.
Foi uma grande festa! O povão estava super excitado. Tinha um monte de faixas e uns cartazes bem toscos. "A Bahia quer Lula de novo", "Lula, eu te amo" - essa era de um garoto de uns 10 anos - "O sangue de Jesus tem poder, Lula vai vencer", e mais um monte de outras. Tinha uma multidão de gente.
Toda hora vinha um alarme falso e o povo começava a gritar: "1, 2, 3. Lula outra vez!", ou então a histórica "Olê, olê olá, Lula... Lula! Quando ele sobrevoou a área o povo ficou doido.
Meia hora depois ele voltou de carro, acompanhado da comitiva: Jacques Wagner, Nelson Pellegrino, Waldir Pires, Gilberto Gil, Márcio Forte (Ministro das Cidades), Jorge Hereda - VP de Desenvolvimento Urbano da Caixa, esse é meu chapa. Saiu comigo nos Filhos de Gandhy - O Prefeito João Henrique (PDT) e o FDP do governador Paulo Souto (PFL) e mais um monte de gente.
Primeiro falou o Prefeito e rasgou uma seda retada. Agradeceu todo o apoio e até falou que a Bahia quer Lula mais quatro anos no Palácio do Planalto.
Depois o Hereda falou citando números de 2002 e de agora para mostrar que este Governo investiu muito mais que o anterior para as populações mais carentes.
O Márcio Fortes começou como se fosse animador de programa de auditório perguntando quem jogava futebol e se o povo queria um campo de várzea, falou que vinha com o Lula e o prefeito jogar na inauguração e outras besteiras mais. Depois começou uma overdose de números e valores que até eu parei de prestar atenção.
Após assinarem vários convênios, Lula entregou a chave para 3 mulheres e um homem e eu pude ver a grande diferença que é termos um presidente de origem no povo. Ele conversava com cada uma como se não tivesse ninguém mais ali.
Abraçava, sorria, brincava. Até carinho na cabeça do cara ele fez. A galera adorou.
Mas o grande momento foi o discurso dele. Falou que os Alagados existem há mais de 60 anos e só em 1996 começaram a investir na área. Falou que por mais de 50 anos os governos viraram as costas para eles.
Falou que campo de futebol é importante, mais para ele o importante mesmo e que não tenha ninguém morando em palafitas. Falou que ele está no governo faz 3 anos e o pessoal quer cobrar dele o que eles não fizeram em 500 anos que os governos 'só investiam nos ricos. Falou que quando é para os ricos é "investimento" e quando é para os pobres é "gasto". Falou que ele teve o prazer de sancionar o Fundo Nacional para Habitação que estava há 13 anos esperando e que tem 1 Bilhão para ser aplicado em 2006. Falou que o Governo do estado e a Prefeitura têm de correr com os projetos porque em ano eleitoral ele não pode repassar recursos e pode virar superávit primário.
Falou muito e sempre muito aplaudido.
Só não gostei que ele agradeceu ao Paulo Souto a parceria e ainda citou que todas as vezes que ele veio em Salvador aquele Judas foi esperar ele no aeroporto. Mas foi bom que o cerimonial fez o corno chegar mudo e sair calado. A única coisa que ele fez foi catar as coisas que as pessoas jogavam para o Lula e caiam no chão. Duas vezes eu vi o sacana lendo antes de passar para o Lula e uma vez ele quase não entrega o papel.
Sobre o desenfiais, uma observação: ele tentou sabotar a cerimônia de hoje.
Inaugurou inacabada a obra das casas faz 2 semanas, diminuiu o ritmo até quase parar e desde a semana passada que 2 colegas engenheiros estavam indo diariamente - até no fim de semana - para garantir que a empreiteira não cedesse à pressão. A montagem do palanque foi um parto, e até hoje de manhã ele não havia confirmado sua presença. Foi bom ele ir para ver que com Lula não se brinca e ainda foi obrigado a sentar do Lado do Jacques Wagner, nosso candidato.
Soube que o Jornal e a TV de ACM passaram o dia dizendo que Lula veio inaugurar obras "dos outros". Outros quem? O Ministro das Cidades falou bem alto a proporção e de 3 para 1 dos recursos são Federais. Na verdade o Governo do Estado colocou só 20% dos recursos. Por isso que eu acho que tem que bater nesse rebanho de safado. Não dá para ser altruísta porque eles não vão deixar de ser baixos.
Ponto negativo: não pude vaiar o Paulo Souto direito porque tinha muita gente das secretarias e das empreiteiras, e apesar de estar de férias eu estava com o crachá da CAIXA e acompanhado de vários colegas. Depois qualquer coisa que eu venha a exigir numa obra vão dizer que é porque eu sou petista.
Outro ponto negativo: não levei minha bandeira do PT e lá eu só vi uma.
Mais outro ponto negativo: Não levei minha máquina fotográfica!

Resumindo, Lula vai dar mais um banho aqui em Salvador.
O Gerente da engenharia me falou que em Lauro de Freitas todos os discursos foram mais contundentes. Pena que eu não estava lá também.

Saudações Lulíticas a todos,

Bahia

Nenhum comentário: