28 março 2006

E continuamos pois a guerra não terminou!!!!

Se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria a maioria absoluta dos votos dos pernambucanos. De acordo com a primeira pesquisa Diário Data Associados, publicada neste final de semana no jornal Diário de Pernambuco, Lula tem 63% das intenções de votos dos eleitores. A candidatura do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB) soma 9% e a do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), 7%. O PMDB nacional decidirá em convenção se manterá o nome de Garotinho; o de Alckmin já está confirmado pelo PSDB. Em todo caso, verifica-se que não existe atualmente nome consolidado para enfrentar Lula em seu estado natal.

Esses números são referentes à pesquisa estimulada - na qual se apresentou aos eleitores os nomes dos postulantes à vaga de presidente. A sondagem foi realizada entre os dias 20 e 22 de março e foi a primeira que o diário pernambucano publicou neste ano. O instituto ouviu 1.100 pessoas de todas as regiões, respeitando cotas proporcionais de idade e sexo e ponderando o peso populacional das cidades. O resultado tem margem de erro de 3 pontos percentuais (para maior e para menor sobre todos os valores) e o intervalo de confiança é de 95%.

"Os números de Lula em Pernambuco realmente me impressionam. Parece que nem ele, nem o governo dele foram atingidos pela crise. É preciso algo muito forte para tirar a vantagem do presidente entre os eleitores do estado", concluiu o coordenador do Diário Data Associados, o cientista político Adriano Cerqueira.

Ainda segundo a pesquisa, o deputado federal Roberto Freire (PPS-PE) tem 3% das intenções de votos e a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) aparece com 2%. O senador Jefferson Peres (PDT-AM) foi incluído, mas obteve menos de 0,5% de intenções de votos. Os nulos somam 8% e os eleitores que optam pelo branco ou ainda estão indecisos totalizam 7%.

Na pesquisa espontânea, Lula tem 51% das intenções de votos, contra 3% de Geraldo Alckmin, 2% de Garotinho e 1% de Heloísa Helena. Um total de 8% dos entrevistados citaram outros nomes, 11% disseram que votariam nulo ou em ninguém e 24% ainda estão indecisos ou votariam em branco.

Afora a preferência pelo nome de Lula para a presidência, o presidente conta com outros números altos em Pernambuco. 85% dizem ainda que esperam um governo de continuidade a partir de 2007. Hoje, o governo do petista tem índice de aprovação de 70%. É o maior percentual já obtido por ele e registrado pelo Diario Data. A desaprovação está em 19%. Outros 10% dos entrevistados disseram que "não aprovam nem desaprovam" a gestão da equipe comandada pelo presidente. Em 2004, Lula tinha 57% de aprovação.

Petista Humberto Costa lidera na disputa pelo governo do estado

O ex-ministro da Saúde Humberto Costa sai na frente na disputa pelo governo de Pernambuco. É o que mostra a primeira rodada de pesquisas do DIARIO DATA Associados, que ouviu 1.100 pessoas entre os dias 20 e 22 de março. Humberto aparece com 27% das intenções de voto e Mendonça com 22%. A sondagem indica empate técnico entre os dois, considerando uma margem de erro de 3 pontos percentuais (para mais ou para menos).

Um comentário:

Anônimo disse...

Chega de políticos! VOTE NULO!