21 setembro 2007

Brasil agora preside Rede Social de Pobreza e Proteção do BID




Pela primeira vez, o Brasil assume a presidência da Rede Social de Pobreza e Proteção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). E desta vez é uma mulher que ocupa o cargo: Márcia Lopes, secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) A eleição aconteceu durante a Reunião da Rede, em Washington (EUA), no final de semana, com a presença de autoridades de 20 países americanos.

A Rede do BID é formada por vice-ministros das áreas sociais dos países americanos e o tema em foco, neste ano, é a geração de oportunidades, principalmente empregos. Durante a reunião em Washington, foram discutidas ações de combate à pobreza, mecanismos de inserção no mercado de trabalho, geração de emprego e renda, além de troca de experiências e cooperação entre os países participantes. O MDS já tem parcerias com o BID no âmbito dos programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Bolsa Família. "Nosso objetivo, durante a reunião, foi discutir soluções para a inserção de mais pessoas no mercado de trabalho como forma de inclusão social", conta Márcia Lopes.

Paranaense de Londrina, Márcia Lopes é assistente social formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde há 24 anos é docente no curso de Serviço Social. É especialista na área de Criança e Adolescente, Mestre em Políticas Sociais pela PUC-SP e professora de pós-graduação lato-sensu nas áreas de Políticas Sociais e Administração Pública. Em sua cidade natal, foi vereadora, secretária municipal de Assistência Social e presidente do primeiro Conselho Municipal de Assistência Social implantado no Paraná.

Por duas gestões, foi membro do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná, onde exerceu também a vice-presidência. Foi presidente da Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social - ABESS - Região Sul; e membro do Centro de Direitos Humanos de Londrina.

No MDS, como secretária-executiva, Márcia Lopes auxilia na definição das diretrizes, programas e ações da pasta. Supervisiona e coordena as cinco secretarias que compõem o MDS. É responsável, ainda, pela modernização administrativa e pelos sistemas federais de planejamento, orçamento, administração financeira, recursos humanos, de informação e de serviço gerais.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Nenhum comentário: