04 dezembro 2006

Baturina já, para o ministério das comunicações!


Vejam a notícia abaixo e, doravante, podem começar a me chamar de "Elena Baturina doB". Uma Elena Baturina da Rússia CONSEGUIU pôr no fogo (queimar até virar cinzas!) uma edição INTEIRINHA da revista Forbes. Baturina já, para o Ministério das Comunicações no Brasil!

O argumento que ela usou foi que "a revista não-respeitou os princípios da deontologia jornalística".

Por mim, portanto, tá resolvido: pode-se pôr no fogo tooooooooooooooooooooooooooodas as páginas 2 da FSP e do Estadão e de O Globo, só pra começar, de todos os dias, há pelo menos 4 anos, pq esse pessoal NUNCA respeita os princípios da deontolologia jornalística.

O que é "deontologia jornalística"?

A deontologia, em relação à mídia e ao jornalismo, é um conjunto de princípios e regras estabelecidas por seus profissionais, de preferência com a colaboração dos usuários, com a finalidade de organizar e nortear eticamente a produção e a divulgação da informação.

Caia Fittipaldi
_________________________________________________________

01/12/2006 - 13h35
Forbes na Rússia obrigada a destruir edição sobre a mulher mais rica do país

MOSCOU, 1 dez (AFP) - A editora russa da revista Forbes se viu obrigada a destruir toda a edição de dezembro dedicada a Elena Baturina, a esposa do prefeito de Moscou e a mulher mais rica do país, anunciou nesta sexta-feira o chefe de redação da publicação, que apresentou sua demissão.

Toda a tiragem, que devia ser colocada à venda em 30 de novembro, foi destruída, informou Maxim Kachulinski à rádio Eco de Moscou, explicando que as "queixas" apresentadas pelo grupo Inteko, controlado por Baturina e que ameaçou a Forbes com ações judiciais, forçou a retirada da edição de dezembro das bancas.

"Não compreendi o teor de suas queixas. Não queriam que o artigo fosse publicado", acrescentou.

A editora da versão russa da Forbes, Alex Springer Russia, esclareceu, em um comunicado, que a decisão de suspender o número de dezembro se justifica pelo "não-respeito dos princípios da deontologia jornalística".

Com uma fortuna calculada em 2,4 bilhões de dólares, Baturina, de 43 anos, proprietária e diretora da Inteko, é a 29a. pessoa mais rica da Rússia, sendo a mulher mais rica do país, segundo a Forbes.

Nenhum comentário: