11 dezembro 2006

Economia: Inflação de 2006 será a menor em 8 anos, calcula IBGE


A inflação oficial de 2006 será a menor dos últimos oito anos, adiantou nesta sexta-feira (8) a coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, após divulgar o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de novembro – que manteve a trajetória de queda e fechou em 0,31%.

No ano, o IPCA acumulado é de 2,65%. Nos últimos 12 meses, de 3,02%. O índice está bem abaixo da meta central fixada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para a inflação em 2006, de 4,5%, e deverá fechar o ano com a menor taxa desde 1998, quando a inflação foi de 1,65%.

Eulina observou que, com os dados apurados até novembro, é possível adiantar que o resultado foi bastante influenciado pelo dólar. "A economia brasileira é permeada pelo dólar em seus custos e o câmbio neste ano facilitou a importação de produtos, com impacto na inflação".

Outro fator importante, segundo Eulina, foi o crescimento da safra agrícola em 3% ante a safra do ano passado, que fez com que os alimentos contribuíssem para manter o IPCA reduzido na maior parte do ano.

O grupo de produtos alimentícios, com alta de 1,05% em novembro, contribuiu com 0,21 ponto porcentual para o IPCA do mês, ou cerca de 70%. Eulina disse que os alimentos intensificaram a pressão na inflação em novembro por causa da entressafra de alguns produtos. No entanto, destacou que vários itens alimentícios já começaram a desacelerar, tendência que deverá prosseguir em dezembro.

Nenhum comentário: