19 agosto 2008

Ibope culpa trânsito e web por queda da TV

Ibope culpa trânsito e web por queda da TV


Comentário: Caia Fittipaldi


Engraçado, sobre a matéria abaixo, é que o Ibope dá por 'garantido' que a PÉSSIMA televisão brasileira 'deveria' ter mais audiência.

A televisão brasileira é MUITO RUIM. Pra piorar, há uma 'crítica' que 'ensina' que as pessoas não seriam sensíveis à péssima qualidade da televisão brasileira.

Não posso garantir, mas aposto que NÃO HAVIA, nesta pesquisa, qquer pergunta mediante a qual as pessoas pudessem manifestar alguma espécie de desagrado geral, amplo e irrestrito, não contra 'a televisão', mas contra a péssima qualidade da televisão no Brasil. com especial destaque para a Rede Globo que, esta, deve ser a pior televisão do mundo.

Afinal, estas pesquisas são pagas. Duvido muito que algum IBOPE inclua, entre as perguntas, alguma pergunta que permita aos entrevistados manifestar-se contra o cliente... que está pagando o IBOPE.

Este papo que insiste em que as pessoas teriam menos tempo para ver televisão é só parcialmente verdade. Eu, hoje, assisto à televisão em horários em que, antes, eu não assistia (assisto TV de madrugada, e durmo de manhã -- o que, em mim, é meu ritmo natural de sono-vigília).

A única coisa a que eu TOTALMENTE não assisto mais é a televisão brasileira.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Ibope culpa trânsito e web por queda da TV

Relatório inédito do Ibope aponta os congestionamentos e o crescimento da internet como responsáveis pela queda de audiência das TVs paga e aberta, registrada de 2006 para cá.

O estudo não teve pretensão de ser "conclusivo", mas de "indicar pistas para a análise da mudança de hábito no consumo de TV". Foi encomendado pela ABTA, a associação das empresas de TV paga, preocupada com a queda de audiência na TV por assinatura, de 17% de maio de 2007 a maio de 2008, apesar do aumento de clientes.

"Nos grandes centros urbanos, há um aumento nos congestionamentos que pode ter efeito na diminuição do tempo disponível para o lazer. Além disso, nota-se, empiricamente, que as pessoas têm permanecido mais tempo no trabalho", afirma o relatório.

O estudo aponta também como prováveis causas da queda da TV paga "a ação das operadoras contra a pirataria", as "constantes repetições de programas" e o excesso de comerciais -que dobraram de 2005 para o final de 2007.

Impulsionada pela venda de banda larga pelas operadoras de cabo, a internet, reconhece o Ibope, já "rivaliza" com os canais pagos, ao exibir seriados.

O Ibope sugere ainda que a TV, principalmente a aberta, estaria perdendo audiência para os DVDs. Em sua amostra, o número de aparelhos de DVD e de videocassete aumentou 37% em dois anos (2005/2007).

Fonte: Folha de São Paulo

Enviado por Grupo Beatrice

Nenhum comentário: