24 setembro 2008

Lula lançou farpas contra a imprensa brasileira em diferentes pronunciamentos

Lula lançou farpas contra a imprensa brasileira em diferentes pronunciamentos


Em Nova York, Lula critica imprensa brasileira

Lula afirma em Nova York que o povo é ''um juiz sábio''

O presidente Lula lançou farpas contra a imprensa brasileira em diferentes pronunciamentos realizados nesta segunda-feira em Nova York, onde se encontra para a Assembléia Geral da ONU, e afirmou que o povo é ''um juiz sábio'', capaz de distinguir notícias falsas das verdadeiras.

Pela manhã, Lula demonstrara irritação com uma reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo que dizia que o governo iria permitir uma nova rodada de aplicação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na aquisição de ações da Petrobras.

O governo autorizou, há sete anos, que o FGTS fosse usado por trabalhadores para a compra de ações da Petrobras. Segundo a Folha de S.Paulo, a Petrobrás captou RS$ 1,6 bilhão com a medida e o investimento rendeu 766,8% aos que adquiriram as ações.

A reportagem afirmava que o governo Lula iria autorizar o uso do fundo de garantia na capitalização da Petrobras para explorar o petróleo da camada pré-sal.

''Eu acho abominável alguém fazer uma manchete daquele jeito, sem nunca ter conversado comigo e sem que eu nunca tivesse pensado na idéia'', afirmou Lula, durante a manhã de segunda, após um evento da Embratur realizado em Nova York, que visava promover o turismo no Brasil.

De acordo com o presidente, o texto constituiu uma ''irresponsabilidade, porque isso mexe com o mercado, mexe com as ações. Se alguém quer dizer que o presidente da República pensa alguma coisa dessa magnitude, no mínimo deveria ter tido a responsabilidade de me consultar ou ao ministério da Fazenda, do Planejamento, do Trabalho ou ao presidente do Banco Central''.

Durante a tarde, Lula voltou a fazer críticas à imprensa, durante a entrega de um prêmio na sede da ONU - ironicamente entregue pela agência de notícias Inter Press Service -, mas, desta vez, suas farpas pareceram não ser dirigidas contra um alvo específico.
''A disseminação da audiência não pode ser pautada exclusivamente por índices ou pela lógica empresarial'', afirmou, para, em seguida acrescentar que ele confia ''cegamente na inteligência do povo''.
De acordo com Lula, ''o povo consegue distinguir a verdade da mentira e sente nos olhos de quem está falando na televisão, na voz que está falando no rádio e nas palavras dos jornais, o que é verdade e o que não é verdade''.
''Eu digo todo dia no Brasil que o povo é um juiz sábio e soberano. Entre tantas verdades e inverdades, entre tantas coisas feitas de boa fé e de má fé, eu tenho a convicção de que o conjunto da sociedade consegue separar o joio do trigo.''

Fonte: BBC

Já em 08 de setembro, o presidente Lula criticou a forma como seu governo é abordado pelos meios de comunicação ao mesmo tempo em que defendeu a liberdade de imprensa. Ele falou durante a solenidade de abertura do Encontro Anual da Academia Internacional de Televisão, no Rio de Janeiro.
“Às vezes, há jornais ou noticiário de televisão que se excedem, que desprezam os fatos, divulgam inverdades. Aprendi a conviver tranqüilamente com isso. Porque tenho a certeza de que, havendo liberdade de imprensa e democracia, mais cedo ou mais tarde a verdade termina prevalecendo.”

Lula reconheceu que, sem a liberdade de imprensa, jamais teria chegado à Presidência da República e disse que os leitores, os ouvintes e os telespectadores são “perfeitamente capazes de separar o joio do trigo, a informação da desinformação, a notícia da campanha, a verdade da eventual manipulação”.

Segundo o presidente, os leitores e telespectadores são críticos implacáveis e juízes muito severos. “Quem não os trata com respeito e não mostra consideração pela sua inteligência termina por perder credibilidade. Por isso mesmo, estou entre aqueles que acham que não há nada melhor para os eventuais excessos cometidos por qualquer órgão de imprensa do que mais liberdade de imprensa.”

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, também participou da abertura do encontro, que reúne participantes de diversos países, incluindo presidentes de grandes empresas de mídia, e segue até a próxima quarta-feira, em um hotel da zona sul do Rio.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: