16 setembro 2008

Ranking paraolímpico

Ranking paraolímpico




Alguém já viu o ranking diário da paraolimpíada na TV? Pq será que ele não sai na grande imprensa?

Será pq a gente está disputando com Alemanha, Espanha e Rússia e a frente de França, Cuba, Suécia, Itália, Japão e tantas outras nações com mais tradição?

E, fora isso, os EUA, os queridinhos da mídia, fora estarem levando uma lavada da China de novo, ainda estão atrás da Grã-Bretanha?

Pra mim, se o esporte olímpico é fundamental para a consolidação da inclusão social do jovem de baixa renda, o paraolímpico é ainda mais prioritário, pois serve de estímulo de vida e até de terapia para adaptação e progresso de determinadas deficiências.

E temos um esporte paraolímpico patrocinado e estruturado, trazendo grandes resultados e já incomodando as grandes potências do esporte, que trataram de reclassificar um atleta nosso da natação pra evitar mais uns 4 ou 5 ouros pra gente. Nessa mesma categoria que ele ficou, outro brasileiro também domina as provas e ganhou 7 medalhas, sendo 4 de ouro. Na categoria de baixo não restou nenhum brasileiro de alto nível e os ouros acabaram "sobrando" para os chineses.

Independente de apenas resultados, a alternativa do esporte paraolímpico torna-se grande opção para uma parte dos 15 milhões de deficientes do Brasil. Uma prática de cidadania, de ganhar confiança para o exercício de outras atividades no dia-a-dia, enfim, de tentar estar o mais próximo de uma vida normal. Com enorme apoio do governo federal.

Esperamos que haja uma divulgação mais intensa desse tipo de esportes na grande mídia, vários desses esportes são de nível interessante e merecem cobertura contínua (e quem sabe obrigatória, por um sistema de cotas de horários que deveria existir na nossa lei de concessões de freqüências de TV).


Por: Sergio Telles

PS: O ranking pode ser observado aqui com o Brasil em 11º lugar.


Nenhum comentário: