22 maio 2008

Brasil um degrau a mais


Temos que divulgar, comemorar.
Enfim o Brasil esta saindo do conceito de que aqui, só se tinha carnaval, caipirinha e mulher bonita.

Parabéns Brasil! Parabéns povo brasileiro!




Brasil é escolhido para compor órgão da ONU

A ONU escolheu 15 países para compor seu Conselho de Direitos Humanos, entre eles Brasil, Argentina e Chile, que representarão a América Latina, e França e Grã-Bretanha pela Europa. O País deverá integrar o conselho por um período de três anos, começando no dia 20 de junho.

Os 192 países da ONU realizaram hoje a votação para a renovação de 15 dos 47 assentos com que conta o órgão que supervisiona a situação dos direitos humanos no mundo.

O CDH foi criado há dois anos pela Assembléia Geral da ONU para substituir a Comissão de Direitos Humanos, que foi extinta após 60 anos de trabalhos devido à crise de legitimidade na qual teria caído por decisões que eram vistas como parciais e politizadas.

O Brasil foi eleito com o apoio de 175 nações, enquanto o Chile foi respaldado por 176 países e a Argentina, por 172. Os outros dois Estados da região que queriam um lugar no grupo, Venezuela e Equador, obtiveram três e um voto, respectivamente.

"Dado que os direitos humanos são uma prioridade da política externa do Chile, nos sentimos profundamente satisfeitos de ter sido escolhidos na primeira maioria", disse o embaixador chileno perante à ONU, Heraldo Muñoz.

O diplomata acrescentou que para seu país esta escolha também é "um reconhecimento à consistência da política chilena em matéria de direitos humanos e talvez também por nosso passado trágico", disse.

Quanto ao grupo da Europa Ocidental, França, Reino Unido e Espanha concorriam aos dois lugares que ficarão vagos. Na votação, França obteve o apoio de 133 países, o Reino Unido de 120, e Espanha, de 119.

Os novos membros do CDH, que começarão a compor o órgão a partir de 20 de junho e ficarão até 2011, são Brasil, Argentina, Barein, Burkina Fasso, Chile, Coréia do Sul, Eslováquia, França, Gabão, Gana, Japão, Paquistão, Reino Unido, Ucrânia e Zâmbia.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: