14 dezembro 2006

"Clóvis Rossi, hoje, deveria ser preso" (Sobre Clóvis Rossi, Folha de S.Paulo, 13/12/2006)



Sobre: CLÓVIS ROSSI, “Um Nobel (...)”, Folha de S.Paulo, 13/12/2006, p. 2 na edição impressa e aqui para assinantes ou abaixo

__________________________________________
Clóvis Rossi, hoje, deveria ser preso

Se eu-euzinho e o MEU VOTO DEMOCRÁTICO já mandássemos no Brasil, é garantido que, agora, nessinstantinho, CR já estaria no xilindró.

Eu-euzinho o deixaria dormir uma noite, no xilindró. O meu xilindró seria muito diferente das masmorras 'administradas' pela tucanaria uspeana pefelista, mas seria xilindró do bom; seria legal e democrático, bem limpo, boa comida, mas bem trancado.

Se, na manhã seguinte, CR ainda viesse todo cheio de conversês sobre a tal liberdade-de-imprensa-só-pra-ele (e liberdade-zero para o cidadão brasileiro leitor de jornais, consumidor e eleitor), eu faria CR passar OUTRA noite no xilindró.

E assim iríamos, negociando democraticamente, xilindró pra lá, xilindró pra cá, até que CR baixasse sua crista fascista de 'jornalista' fascista e moleque.

Quando isso acontecesse (e, dando-se tempo ao tempo, sob boa democracia, isso sempre acontece), afinal, estaríamos, CR e eu-eleitor-e-consumidor de jornais, afinal, em condições democraticamente negociadas e construídas para podermos conversar democraticamente:

-- de um lado, então, lá estaria um CR-jornalista já democraticamente DES-fascistizado e des-molequizado e de crista bem baixinha;

-- de outro, então, lá estaria eu-euzinho, um eleitor-e-consumidor de jornais brasileiros, já democraticamente empowered para saber avaliar democraticamente o ‘jornalismo’ fascista, de araque e de molecagem, que, hoje, infelizmente, ainda é o único que se encontra à venda, nas bancas de jornal do Brasil.

CR teria aprendido que eu-euzinho, eleitor e consumidor de jornais, NÃO SOU uma perfeita vítima, fraca, muda, sem jornal e sem “Lei de imprensa” democrática que ME proteja, uma completa besta, eu, born to be engambelado for ever.

CR teria aprendido a respeitar o eleitor do presidente Lula, dentre os quais eu-euzinho, com muita honra.

Eu-euzinho, leitor-consumidor e eleitor brasileiro, teria obtido os meios democráticos PARA IMPEDIR que a mídia-empresa partidarizada, antidemocrática, DES-democratizatória e fascista (além de moleque) tenha sempre mais jornal, no Brasil, do que eu; e que ela tenha correspondentemente sempre mais poder (e poder fascistizante e moleque), do que (i) a democracia; do que (ii) o MEU VOTO DEMOCRÁTICO; e (iii) do que os meus direitos de consumidor.

Para que todo o meu sonho de meter CR no xilindró vire realidade, o primeiro passo é o Congresso aprovar algumas leis.
Uma boa idéia!

Uma primeira lei poderia declarar, por exemplo, que, se o jornal for gratuito, a ironia burra será livre.

Nesse caso, contudo, a prática de implantar burrices na opinião pública já não se chamará “jornalismo” e voltará a ser chamada de PROPAGANDA FASCISTA e será regida por outras leis, que visem especificamente a proteger o eleitor contra TODOS os fascismos.

Se D. Eliane Cantanhede, por exemplo, escrever que algum almirante de esquadra, marechal ou brigadeiro declarou que “Ih!”... É xilindró nela: ela não está fazendo jornalismo; ela só está fazendo 'jornalismo'-de-molecagem e propaganda fascista.

Se CR escrever sobre ‘sociologia capilar’, no esforço fascista e fascistizante (e moleque) para ridicularizar o presidente da República... É xilindró no CR: CR não está fazendo jornalismo; CR só está fazendo propaganda fascista (e jornalismo moleque e de molecagem).

O mundo privado...

No plano privado – se escrever só diários íntimos, ou bilhetes-diagnósticos ‘políticos’ dirigidos à senhora mãe dele – CR é e deve ser, sim, perfeitamente livre para fazer quanto ‘jornalismo’ de molecagem ele queira.

No plano privado, o 'jornalismo' fascista, de molecagem fascista, de CR, poderia ser tratado como alguma espécie de sacanagenzinha-do-bem, dessas que, sim, se podem praticar no plano privado e ninguém tem nada com isso. Afinal, nesse caso, o engambelado pelo jornalismo de molecagem de CR será, só, por exemplo, no máximo, a mãe dele. E a mãe é dele... CR que a trate como ele quiser.

Comigo é que não, Sr. Clóvis Rossi! Não, meeeeeeeeeeeeeeeesmo! Engambelamentos fascistas e ‘jornalismo’ de molecagens pro MEU lado?! É núncaras! Já prô xilindró! Cale a boca! Eu sou o eleitor consumidor! ME RESPEITE! (Ou "Já prô xilindró!" e sem muito papo.)

A lei, portanto, declarará que, no plano privado, na intimidade dos discursos privados, qquer um pode, sim, escrever quanta molecagem lhe dê na sua respectiva telha de moleque. No plano privado.

No plano privado – e SÓ no plano privado,– não há dúvida de que CR deve ter, sim, todo o direito de exercer a mais completa liberdade para exercer todo o seu jornalismo de molecagem, o quanto lhe apraza.

... versus o mundo social público comum! É aqui que tudo muda!

MAS que nenhum CR NEM TENTE praticar o seu mesmo ‘jornalismo’ de molecagens (que a lei admitirá para o mundo privado), também no plano do jornalismo que seja VENDIDO aos consumidores e aos eleitores, sobretudo quando ocorrer à cabeça fraca e moleque dos CRs, que eles teriam algum ‘direito’ de espinafrar o MEU VOTO DEMOCRÁTICO.

No jornalismo que seja vendido a cidadãos eleitores e a consumidores adimplentes assinantes de jornal, o jornalismo de molecagem estará (nos meus sonhos) bem expressamente PROIBIDO, por lei TOTALMENTE democrática – que ainda falta escrever e aprovar, eu sei, eu sei, mas... calma!

Estamos andando. Chegaremos lá. Lula é muitos! A ministra Dilma Roussef já está trabalhando. Calma... Muita calma nessa hora! Quem quer saber de afobamentos esquerdistas adolescentes tolos? Calma, calminha.

Aí, então, qdo. houver lei democrática, se algum CR escrever ‘jornalismo’ e ‘colunismo’ fascistas, fascistizantes e de molecagem e contra o MEU VOTO DEMOCRÁTICO... é xilindró amplo, geral e irrestritamente democrático, prôs CRs... e acabô-se o conversê. E viva o Brasil.

PRONTO! Tá demonstrado!

QUALQUER ELEITOR DO PRESIDENTE LULA poderia meter o Sr. Clóvis Rossi, hoje, no xilindró, democraticamente, se houvesse lei democrática, no Brasil, que protegesse, hoje, mais a democracia e o MEU VOTO DEMOCRÁTICO, do que o ‘jornalismo’ de molecagem fascista do Sr. Clóvis Rossi.

Só falta a lei, uma boa e bela lei democrática... E CR já estaria no xilindró! Pensem nisso! Não seria lindo?!

Afinal, CR, hoje, assinou uma coluna que é vergonhosamente exemplar do mais vergonhoso ‘jornalismo’ de molecagem, e fascista. CR, esse moleque, hoje, riu do meu voto democrático.

Só falta a lei... e, sim, eu meteria CR, hoje mesmo, no xilindró. E o obrigaria democraticamente a respeitar o meu voto democrático e a respeitar o presidente Lula e a respeitar o jornalismo. E a respeitar o Brasil. Não vai por bem? Que vá na marra.

Pela democratização da midia, já! LULA É MUITOS!



Clóvis Rossi - Um Nobel para Lula
Folha de S. Paulo
13/12/2006



Maravilhosa a contribuição de Luiz Inácio Lula da Silva para a, digamos, sociologia capilar. Ficamos agora sabendo, depois de milênios de evolução da espécie humana, que a posição política de um indivíduo depende da quantidade de cabelos brancos que ele possui. Cria, é verdade, um sério problema de identidade ideológica para os carecas, mas essa é uma questão que Lula certamente resolverá em breve.
A descoberta é digna de Prêmio Nobel. Não sei bem do quê -talvez de Biologia ou "Capelologia".
Bem que a filósofa Marilena Chaui já havia antevisto que, sempre que Lula abre a boca, "tudo se ilumina". Pena que Lula tenha dito também que "não tem outro jeito, se você conhecer uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque ela tem problemas".
Como Chaui continua se dizendo socialista, apesar de apoiar o governo Lula, e como socialista é de esquerda, ela só pode estar com problemas, no diagnóstico de seu inefável guru. A menos, é claro, que ela (e ele) ache que socialista é de centro ou de direita. Tudo é possível na academia lulo-petista.
Apesar de ter ficado maravilhado com a descoberta capilar-sociológico-etária do presidente, não posso deixar de desagravar Oscar Niemeyer, o grande arquiteto, que é muito idoso, é muito e assumidamente comunista e ainda por cima declara voto em Lula.
Não consigo ver problemas em Niemeyer, a não ser o fato de que ele continua trabalhando apesar de próximo do centenário. Será que é esse o problema que Lula enxergou e os mortais comuns não vimos?
Espero agora que os petistas que continuam falando em "socialismo" corram para se alinhar à nova teoria do chefe e se tornem todos amigos de infância de Delfim Netto, que, a bem da verdade, está à esquerda do governo Lula. Ter dobradiça na espinha é fogo.

Nenhum comentário: