10 dezembro 2008

Governador do Illinois é acusado de tentar controlar a imprensa

Ah, se tivéssemos juízes em S.Paulo [risos, risos]! Já estaríamos livres de vááaáááááários jornalistas e de, no mínimo, UM governador paulista e UM governador mineiro!

Governador do Illinois é acusado de tentar controlar a imprensa

(de Comunique-se [que é o pior jornal da galáxia, de jornalistas brasileiros para jornalistas brasileiros], aqui


O governador do estado americano do Illinois, Rod Blagojevich, foi preso por corrupção na manhã desta terça-feira (09/12). Dentre as acusações, uma suposta tentativa de usar o poder do seu cargo para derrubar o conselho editorial do Chicago Tribune.

De acordo com matéria publicada no site do próprio Chicago Tribune, Blagojevich queria que os editores responsáveis por críticas à sua gestão fossem demitidos em troca de apoio do estado à venda do Wrigley Field, campo de basebol do Chicago Cubs, time pertencente à Tribune Co., controladora do Chicago Tribune, que pediu concordata nesta segunda-feira.

“Eles alegam que Blagojevich pôs uma placa de ‘à venda’ na nomeação de um senador dos Estados Unidos; envolveu-se pessoalmente em um esquema ‘pay-to-play’ (troca de apoio político para contratos com o governo por doações para campanhas eleitorais); e corruptamente utilizou seu cargo na tentativa de esmagar vozes editoriais que o criticam”, informou o promotor responsável pelo caso, Patrick Fitzgerald.

O site Editor and Publisher transcreveu partes do inquérito criminal no qual o governador, sua esposa, Patti Blagojevich, e seu assessor John Harris, conversam com um executivo da Tribune Co. sobre as ameaças de cancelar o negócio com o Chicago Cubs caso os jornalistas não sejam demitidos.

“A esposa de ROD BLAGOJEVICH pegou o telefone e, durante a discussão sobre as críticas dos editoriais do Tribune, disse que o dono do Tribune pode ‘simplesmente demitir’ os autores porque o dono do Tribune manda no Tribune. A esposa de ROD BLAGOJEVICH disse que se o jornal estava prejudicando o seu negócio, o dono do Tribune deveria tomar alguma medida contra o conselho editorial”

O Chicago Tribune já vinha publicando matérias sobre investigações federais contra Blagojevich. O temor do governador era que o conselho editorial pedisse publicamente o seu afastamento do cargo. Outra reclamação era a de que o jornal teria publicado matérias investigativas sobre negócios imobiliários de sua mulher.

O promotor do caso agradeceu ao Chicago Tribune que, apesar de ter feito reportagens sobre a investigação em curso, “honrou um raro pedido, feito aproximadamente há oito semanas, de não publicar certos aspectos que pudessem colocar a investigação em risco”, informou a matéria do site.

O editor do jornal Gerould Kern confirmou que adiou a publicação de algumas matérias a pedido da promotoria, mas disse que se trata de um caso isolado.

“Na ocasião, promotores pediram para que nós adiássemos a publicação das matérias, insistindo que a revelação poderia pôr em risco a investigação criminal. Em ocasiões isoladas, nós aceitamos os pedidos, mas outros pedidos foram recusados”, afirmou Kern.

O editor também negou que tenha sofrido qualquer pressão para demitir funcionários que criticassem a atuação do governador.

“Eu fiquei tão surpreso como todo mundo quando vi essa informação”, disse.

Enviado por Caia

Nenhum comentário: