20 dezembro 2008

A sapatada da história....

A sapatada da história.....



No Brasil temos o Presidente Lula, que ficará na história com seus 83% de aprovação.

Mas este ano será marcado como o homem que sozinho teve a coragem de fazer o que milhares gostariam de fazer. Mandar um sapato na cabeça de Bush.
Então para mais um pouco da história, segue uma matéria traduzida e enviada pela Caia Fittipadi.

A invasão do Panamá, em 20/12/1989, há exatos 19 anos, pelos EUA -- é tema de um livro TOTALMENTE impressionante, do Norman Solomon, militante da FreePress e meu amigo de Internet: "War Made Easy: How Presidents & Pundits Keep Spinning Us to Death", depois tb convertido em documentário.


Sobre o documentário, há alguma coisa em aqui; sobre o livro, há informação aqui.

Em aqui, na página do Norman Solomon , lêem-se algumas indicações de trabalhos jornalísticos, nos EUA, candidatos ao Prêmio Pulitzer 2008 -- são interessantes dicas de leitura.


Eu traduzi trechos de "War Made Easy: How Presidents & Pundits Keep Spinning Us to Death", pra tentar editar o livro no Brasil, a pedido do Norman. Mas não conseguimos.


Vários editores brasileiros consultados acharam que o tema seria "muito norte-americano" [risos, mas é puuuuuuuuuuuuuura verdade. Eu VI acontecendo].


O livro acompanha quase diariamente os movimentos pelos quais TODOS os presidentes dos EUA, de Lyndon Johnson a George W. Bush, implantaram a idéia da guerra de ocupação de pontos estratégicos no mundo (muito antes da guerra 'ao terror'), mediante os jornais e a televisão, na opinião pública dos EUA. Todos os jornais e jornalistas devidamente identificados. É IMPRESSIONANTE.


Norman Solomon, hoje, em seu blog, reproduz textos de alguns blogs de jornalistas, nos EUA, sobre "os sapatos voadores". Um dos quais reproduzo aqui [eu traduzi], pq ADOREI (está aqui):


AS'AD ABUKHALIL


AbuKhalil é autor de vários livros sobre o Oriente Médio, entre os quais, The Battle for Saudi Arabia: Royalty, Fundamentalism, and Global Power. Hoje, em seu blog, lê-se:

"O nível de interesse que se observa nos jornais do mundo árabe (especialmente na blogosfera nos países árabes) é coisa jamais vista! É como se todos os povos árabes que se opõem àquela guerra tivessem, afinal, encontrado o seu gesto-manifesto. O presidente dos EUA, que arrogantemente supôs que seu exército de ocupação fosse ser recebido com "doces e flores", recebido, ao vivo, na televisão, com sapatadas.


"É movimento muito significativo e indica como o público sente-se em relação a Bush. A Al-Jazeera (em árabe) noticia que mais de 100 advogados árabes apresentaram-se para defender Zaydi. As-Safir [jornal com sede no Líbano] informa que o jornalista é militante de esquerda e não é qquer tipo de fundamentalista muçulmano como alguns chegaram a declarar.

Antes de que todos embarquem em associações entre sapatos e a cultura árabe, lembro que Zaydi teria preferido ovos podres ou tomates, se fosse possível passar com ovos podres e tomates pela revista obrigatória para todos os presentes naquela sala. Ovos podre e tomates não passariam pela segurança. SAPATOS passaram. A segurança revistou o conteúdo dos sapatos... mas não imaginou que OS PRÓPRIOS SAPATOS pudessem ser armas tão eficientes. Vencemos essa!"


Nenhum comentário: