09 dezembro 2008

PF prende presidente do TJ-ES e mais seis

PF prende presidente do TJ-ES e mais seis

Policiais da divisão de Inteligência do Departamento de Polícia Federal de Brasília prenderam na manhã de hoje o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Frederico Guilherme Pimentel, outros dois desembargadores, um juiz e mais três pessoas não identificadas. Os sete mandados de prisão cumpridos foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também autorizou 24 mandados de busca e apreensão.

Entre os locais que estão sendo visitados pela PF está a residência do desembargador Elpídio José Duque, no bairro de Santa Cecília, em Vitória, onde a quantidade de dinheiro encontrada foi tamanha que os policiais federais precisaram requisitar ao Banco do Brasil uma máquina para a contagem das cédulas.

A operação da PF, batizada de Naufrágio, é continuação da Operação Titanic, ocorrida no dia 7 de abril deste ano, também em Vitória, mas que envolveu Ivo Júnior Cassol, filho do governador de Rondônia, Ivo Cassol, e o ex-senador Mário Calixto Filho, que chegou a ser preso, foi solto por liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mas teve novamente a prisão decretada quando os demais ministros do STF cassaram o habeas-corpus de Mendes. Hoje ele é considerado foragido.

Na operação Titanic, foi desbaratado um esquema de importação ilegal de veículos promovido pela TAG, de propriedade de Pedro e Adriano Scopell, empresários capixabas que abriram a empresa em Rondônia para se beneficiarem de isenções fiscais. Na operação, também estavam envolvidos auditores da Receita Federal lotados no Espírito Santo. Os presos da operação de hoje serão levados para Brasília, onde a investigação foi desenvolvida por causa do foro especial dos desembargadores.

PS. gilmar mendes, continua julgado pelo seu espelho.


Nenhum comentário: