24 agosto 2006

"NOSSO PRESIDENTE"




O presidente Lula vai receber prêmio de Estadista do Ano em jantar de gala em Nova York


NOVA YORK. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir a Nova York para a abertura da Assembléia-Geral da ONU no dia 19 de setembro, repetindo o ritual que cumpriu em todo o seu mandato. Ele fará um discurso às 10h e no mesmo dia receberá o prêmio de Estadista do Ano, dado pela Appeal of Conscience, durante jantar de gala. Tanto os diplomatas brasileiros quanto o rabino Arthur Schneier, presidente da fundação de direitos humanos, estão preparando um plano B para o caso de uma ausência de última hora.
Na missão brasileira da ONU em Nova York já chegaram convites de dez presidentes para Lula, entre eles o do americano George W. Bush, que dá uma recepção para os chefes de Estado depois da sessão na ONU.
Também o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, está chamando o brasileiro para um almoço. E a Universidade Columbia gostaria de contar com Lula num seminário com outros chefes de Estado.
Nenhum dos convites teve resposta de Brasília, mas a orientação foi reservar cerca de 15 quartos no Waldorf Astoria, onde tradicionalmente hospedam-se os presidentes e suas comitivas quando vêm à abertura dos debates na ONU.
- O sinal mais concreto de que o presidente vem é que chega uma missão precursora do Itamaraty para preparar a viagem na próxima semana disse um diplomata.
A Appeal of Conscience já mandou convite para a festa de gala em homenagem a Lula, na qual uma mesa custará entre US$ 10 mil e US$ 50 mil. É hábito aproveitar essas ocasiões para arrecadar dinheiro para o trabalho social. ou político do promotor da homenagem.

"O prêmio para o presidente Lula este ano me parece particularmente apropriado, por sua resposta aos desafios políticos e econômicos que enfrentou no Brasil, além do construtivo exemplo que a sua liderança representou para a América Latina e o mundo emergente de maneira geral", explica, na cartaa convite, Paul Volcker, ex-presidente do Federal Reserve.

Helena Celestino – Correspondente

Nenhum comentário: