19 agosto 2006

O Grande Golpe

Quinta Feira, o ministro Marco Aurélio disse que deveria ser aplicado o Código do Consumidor contra político que se vale de propaganda enganosa. Eu acho que ele como ministro deveria saber que eleição não se trata de uma relação de consumo, mas uma relação de confiança. E uma relação de confiança não tolera uma única coisa. Mentira. Sei que parece piada quando a gente olha em volta, e fala em verdade ou mentira, diante de tanta sacanagem. Parece pueril. Mas, alguém precisava chacoalhar a água pra levantar toda a sujeira que estava, devidamente decantada no fundo. E se Lula tivesse um único mérito grandioso, seria esse. O de ter chacoalhado a água. (... ainda tenho minhas dúvidas se Bob Jeff não foi devidamente "escalado" pra derrubar a primeira pedra ... )

Mas, vamos supor que o CDC pudesse ser aplicado.

Eu fico pensando como se sentem os eleitores de José Serra, que acreditaram nele (e muitos acreditaram) quando assistem esse vídeo .

Ele afirma que vai governar a cidade de São Paulo por quatro anos. Que, apesar de muitos dizerem que ele estaria usando a prefeitura como trampolim, cumpriria seu mandato até o fim e que se estivesse mentindo, que nunca mais votassem nele.

Lembro bem que, muitos não só acreditaram, como diziam : "Cê viu o Serra ... assumiu o compromisso de cumprir até o fim ..."

Aqui é rito sumário. Esses caras tem o direito de ter o voto de volta.

E, qual a explicação que José Serra tem para dar, quando colocado ao lado dele mesmo, em 2004 ?

Será que ele irá lembrar ? Ou, sua memória derreteu ? Parece que derreteu a memória de milhões de paulistanos ? Nem faz tanto tempo assim ... e ele nem cumpriu o período de experiência ...

Será que "...naquele momento eu estava sendo sincero" é o máximo que ele irá conseguir ? Nós temos provas ... ele não tem.

Seria muito bom, como diz o ministro Marco Aurélio, se o Código do Consumidor pudesse ser aplicado também nos mandatos políticos ... José Serra teria que devolver o seu ... ou, enjeitar o negócio, que seria, voltar para sua cama, digo, cadeira no gabinete do "banespinha" e, mesmo fazendo bico, ir até o fim. E ainda indenizar a população de São Paulo por ter nos enfiado Gilberto Kassab goela abaixo (por mais que Gilberto Dimenstein se esforce, Kassab entrará obscuro e sairá apagado).

Ao menos, uma coisa boa aconteceu. A administração "porcalhona" do PSDB não espalhou mais faixas pela cidade anunciando suas pequenas obras. Ou melhor, sua úncia obra, que foi recapear rua. Aliás, parece que recapear rua é o melhor atalho para o muncípio atingir os Indices de Desenvolvimento Humano aceitáveis.

ET : Serra colocará no seu curriculo que foi Prefeito de São Paulo, assim como coloca que ele é Engenheiro Civil

ET2 : Seria bom que o CDC pudesse ser aplicado também no mandato de ministros, principalmente do TSE, que tem a incumbência de arbitrar o certame.

André

Nenhum comentário: