15 agosto 2006

Sequestro Global

Em Setembro de 2003, o Programa Domingo Legal, de Gugu Liberato exibiu uma entrevista com dois, supostos, integrantes do PCC, onde faziam uma série de ameaças contra autoridades, entre elas, Hélio Bicudo. Viu-se, posteriormente, que se tratava de uma farsa. Farsa, ou não, era um curioso recado para uma pessoa, conhecida por sua luta pelos Direitos Humanos. Destaque-se também da entrevista as ameaças explícitas ao governo estadual, que havia permitido que tudo chegasse náquela situação (sic).

Depois disso, sucedeu-se entrevistas do Cabrini com Marcola, entrevistas do Carlos Nascimento com grandes líderes do crime organizado, todas, e outras que devem ter por aí, de conteúdo duvidoso, o MP representa e então, coloca-se a tampa na fervura e desliga o fogo. Gugu teve seu processo arquivado mas foi punido, pecuniariamente, por crime contra direitos difusos, ou seja, o de abusar da boa fé de seu telespectador. Os outros nem processo tiveram.

Agora vem a Globo e esse sequestro ? O resgate : Exigem que seja transmitida (não sei se em cadeia nacional) uma mensagem do PCC, conforme se denota nas grandes letras pichadas no background da produção. E, novamente, como nos casos anteriores, a mensagem dos atores tem clara conotação política e de defesa de direitos humanos.

E o nível de organização dos bandidos, hein ? Uma operação de comando. Abandonam um carro, vem na sequência uma moto e incendeia o carro, etc. Mas, mesmo com essa precisão toda, e um texto rebuscado (que incendeia ainda mais a ira daquela parcela da população que acha que "bandido bom é bandido morto"), um trecho chama a atenção :

O Regime Disciplinar Diferenciado agride o primado da ressocialização do sentenciado vigente na consciência mundial desde o ilusionismo e pedra angular do sistema penitenciário, a LEP.

Fica a impressão de que, há intenção que pareça um erro comum de quem está procurando se aculturar, se esse é o termo. Aquele cara que leu muito e de tudo, robotizadamente, e, vez em quando, comete uma "gafe". Tipo George Bush. É um estereótipo bem difundido. Hoje mesmo, percebi muita gente dando risada disso. Perdi até o referencial se a situação era trágica.

Mas, eu acho que, o que parece que não é, é, realmente, o que parece.

É possível admitir que desde o advento do Ilusionismo, é que existe conscientização da necessidade de ressocialização de presos. Assim como é, desde o Ilusionismo que, existe a consciência de que trabalhar com ética e sinceridade é condição sine qua para uma sociedade justa.

O que será que teremos pela frente ? Será que tudo isso, novamente, não será mais uma arte dos ilusionistas ?

Nenhum comentário: