14 novembro 2006

CARTA ABERTA A HEITOR CONY



Sônia Greco - Geóloga, especialista em gestão ambiental, MBA em gestão empresarial pela FGV. Gerente de Pesquisa, Direitos Minerários e Meio Ambiente.


Mais uma vez a CBN sendo protagonista de episódios lamentáveis como este...Sr. Cony, foi com grande estarrecimento e indignação que ouvi o Sr. comentar na CBN a Vitória do Lula, e se referindo ao povo nordestino como uma "turma que não lê e só assiste novela e programa de entretenimento". Além do preconceito embutido nas suas palavras, o Sr. faltou com respeito a um povo trabalhador, lutador, que faz parte (quer o Sr. Goste ou não) da história desse País.

Sou nordestina, pernambucana, moro em Belo Horizonte há 22 anos e contribuo muito com o meu trabalho para o desenvolvimento dessa cidade que adotei para morar (assim como os milhões de nordestinos que constituem uma grande força trabalhadora nesse sudeste brasileiro). Leio muito e não tenho tempo de "assistir novelas". Sempre ávida por notícias, nas horas em que estou no trânsito, escuto a Hora do Brasil, as notícias, comentários ou debates da Band e da CBN (lamento que alguns jornalistas dessa última, a exemplo do Sr., com comentários mesquinhos e preconceituosos, denigrem a imagem dessa renomada emissora).

Garanto ao Sr. que uma grande parte dos nordestinos que votou no Lula está muito bem informada sobre a atual conjuntura política, social e econômica desse País, mas não apenas da ATUAL. Sabe tudo sobre mensalão, caixa 2, compra de dossiê, e de toda a corrupção que veio a público nesse governo. Mas a história de lama desse País não começou em 2002, Sr. Cony, com esse governo. Num País historicamente corrupto, chega a ser hilário ver políticos como ACM, Bornhausen, Aleluia, FHC, Alckmin, entre tantos outros, levantando a bandeira da ética. Aí realmente é achar que o povo é bobo e burro. Mas, uma coisa tenho que admitir: nesse assunto eles foram muito mais competentes, muito mais profissionais.

Não está se defendendo aqui a institucionalização da corrupção, nem mesmo a sua aceitação. Que sejam todos os corruptos investigados e punidos. A constatação é que agora nenhum partido pode falar em ética, ou seja, "não existe freira no bordel".

O Sr. e os tucanos acham que quem votou no Lula é burro ou alienado. É muita pretensão de uma elite fracassada e amedrontada achar que só ela é inteligente ou esclarecida. Esse pensamento retrógrado e nada democrático, por si só, já é uma grande ignorância. Os petistas também acreditavam, antes dos escândalos, que quem não era petista era alienado (eu já fui assim um dia...). Radicalismos, dos dois lados, não contribuem para o tão sonhado desenvolvimento desse País. Existem políticos trabalhadores e honestos nos dois lados (não dá para engolir é o picolé de chuchu. Quem sabe se vocês tivessem outro candidato com mais carisma, ou ao menos que inspirasse confiança no seu próprio partido...)

Sr. Cony, ouvi dizer que Sr. também recebe aquela aposentadoria para anistiados (como recebe o meu e o seu candidato). Sabe que nem acreditei? Não é possível que uma pessoa tão preocupada com a ética, crítica do Programa Bolsa-família (a tal "Bolsa-esmola"), poderia estar recebendo também uma "Bolsa-auxílio" do governo. Aposto que é mais uma mentira fabricada.

Mas voltando ao "nordestino burro e alienado", vale salientar Sr. Cony, que esse povo não foi o único responsável pela vitória do Lula. No sudeste, Lula também ganhou nos Estados de Minas Gerais (puxa vida! Quem sabe se o Aécio tivesse acreditado mais no chuchu, não é?), Rio de Janeiro e Espírito Santo. Alckmin só ganhou em São Paulo (e ele é tão bom que conseguiu tirar votos dele mesmo...)

Olha que coincidência: Quando JK foi eleito, também só perdeu em São Paulo. Naquela época, as críticas de Carlos Lacerda ao governo JK, também se assemelharam muito às de agora, o Sr. não acha? Denúncias de corrupção, pedidos de impeachment... a diferença é que agora são vários "Lacerdas" (Cony, Jabor, Leitão...), mas o objetivo continua sendo o mesmo (manipular a "inteligente" classe média em favor de uma elite poderosa e que não admite abrir mão desse poder). Estão até dizendo que agora que Lula ganhou, ele não vai poder governar (será que também tem alguma semelhança com a eleição de JK?). Como é que é mesmo Sr. Cony? 3º turno? Lula está sob júdice por causa do tal dossiê (também ouvi o Sr. falar isso)?

As acusações que pesam sobre o ombro do seu candidato, durante o período que governou São Paulo, são muito mais graves. O deputado estadual José Caldini Crespo (veja só... ele é do "parceiro" PFL), presidente da comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa de São Paulo, garante que houve pelo menos 973 casos (que ele analisou) de corrupção no governo Alckmin. Quando ele assumiu a presidência da casa, "os documentos sobre irregularidades estavam escondidos". Ele então deu parecer e encaminhou ao Ministério Público, pedindo providências cíveis e criminais.

Esses "documentos escondidos" na Assembléia de São Paulo também não lhe lembram nada Sr. Cony? Não parece com a história do Procurador-Geral da República do governo FHC, Geraldo Brindeiro, conhecido como "engavetador-geral", que engavetou nada menos que 242 processos contra o governo e arquivou outros 217? Casos como os dos precatórios, compra de votos para a reeleição de FHC, da "ajudinha" aos bancos Marka e FonteCidam, no valor de R$ 1,6 bilhão (mais uma CPI que os tucanos abafaram), esquema montado por Mendonça de Barros (na época ministro das comunicações e atual consultor econômico de Alckmin) para favorecer o Opportunity no leilão da Telebrás, entre TANTOS OUTROS..., foram simplesmente engavetados.

Eu poderia escrever ainda várias páginas sobre o que foi um governo e o que está sendo o outro, mas acho desnecessário e enfadonho, já que esses dados estão todos aí (é claro que estou falando de fontes idôneas. Não tem nada a ver com revista Veja, por exemplo), para quem quiser ver, ler e se politizar. Também estaria sendo repetitiva com o Sr., que de tão culto, inteligente e esclarecido que é, já deve saber muito melhor do que eu (apenas mais uma nordestina ignorante).

Gostaria de falar agora da outra parte dos nordestinos que votou no Lula. Há uma parte que não lê e não tem instrução, mas que sentiu a mudança na barriga, que passou a ter dignidade e se sentir gente. É muito fácil para quem nunca passou fome criticar o programa social do governo Lula. Não que eu já tenha passado, pois faço parte de uma minoria de privilegiados desse País (Opa!!!!! Não confunda: Não pertenço à mesma elite que o Sr.). Falar que é "bolsa-esmola", programa "assistencialista", "tem que ensinar a pescar e não dar o peixe"... São jargões que já nos acostumamos a ouvir. Por acaso o governo de FHC que não deu o peixe, ensinou alguém a pescar? Deu pelo menos a vara? Na verdade ele tinha um pequeno programa, o Comunidade Solidária, com políticas sociais tímidas e também assistencialistas. A diferença está no alcance de um e de outro. O Bolsa Família já alcançou mais de 40 milhões de pessoas. Significa dizer que, 19 em cada 100 brasileiros saíram da linha de miséria.

E a mídia ainda vem falar que foi o voto de cabresto desse povo que elegeu Lula? Eles apenas seguiram o conselho que Regina Duarte deu na televisão durante a campanha do Serra a presidência: "Não troque o certo pelo duvidoso". Ou será que agora que o certo e o duvidoso trocaram de lado o conselho deixou de valer? Pelo menos agora esses nordestinos "analfabetos" e tantos milhões de BRASILEIROS, estão comendo.

Para pessoas que pensam como o Sr. existem duas saídas: ou mudam de País e vão morar em outro que não tenham pobres e nordestinos, ou lançam oficialmente um movimento separatista nesse País (já que ele já existe veladamente). O pensamento é o mesmo de Hitler, que achava que quem não era alemão não valia nada e tinha que ser exterminado.

Enfim, de minha parte vou continuar lendo, escutando as rádios, inclusive os seus comentários. Não me entenda mal: apesar do meu ouvido não ser vaso sanitário, acho que temos que ler e ouvir tudo, até para podermos comparar e saber discernir entre o bem e o mal.

Nenhum comentário: