09 novembro 2006

PAUTA ENROLADÍSSIMA que nos espera hoje: (2) RESPONDER ao Prof. Delfim Netto (FSP, 8/11/2006)


Acho que a inteligência da esquerda democrática no Brasil tem OBRIGAÇÃO, hoje, de responder ao que escreveu o Prof. Delfim Netto, na Folha de S.Paulo, aqui [e abaixo, prôs que não leiam lá].

Quem estiver pensando que 'a grande mídia está encurralada', comece a pensar, imediatamente, que tá na cara que a Folha de S.Paulo já escalou, pra discutir com a blogosfera, hoje, gente muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor que os Clóvis Rossis, as Elianes Cantanhedes, os Nelsinhos Mottas, os Jarbas Passarinhos, os Boris Faustos, os FHCs, os Fernando Barros e Silva e as D. Maria (aquela que prefere a ordem escravocrata, côs escravos sempre escravos, mas bem lavadinhos com o detergente dela).

ENCURRALADOS, como sempre, estamos nós, a esquerda e a democracia, como sempre, no Brasil.

Ao trabalho, façavôr. Tô cum pressa. A festa acabô.
_________________________________________________________
ANTONIO DELFIM NETTO

Infecção de rabdovirus

UM DOS privilégios da velhice é poder olhar serenamente para o comportamento atual de alguns intelectuais que juravam ser a "vanguarda do proletariado". Acreditavam, oportunisticamente, na idéia de que "o mundo marchava para o socialismo". Na minha avaliação, o Brasil teve (e ainda tem) sérios pensadores marxistas, que extraíram as conseqüências não apenas da imensa perspicácia do filósofo-economista sobre a essência do sistema capitalista em "O Capital" mas da antropologia profunda dos "Manuscritos". Teve, também, pelo menos um (que, aliás, foi fundador do PT) que, já nos anos 20, antecipou a tentação totalitária implícita na concepção da "ditadura do proletariado".

A grande maioria dos que se autodenominavam "progressistas" eram apenas gigolôs do que imaginavam ser o "marxismo", tornado a fantasia elegante dos parisienses, enquanto os italianos (que eles ignoravam) já construíam a crítica de Marx por Marx... Hoje nos espanta e diverte recordar pressurosos intelectuais brasileiros correndo atrás do "esquerdista" Sartre, cuja obra literária e filosófica luta contra sua crença de que "o marxismo era a filosofia insuperável do nosso tempo" e a quem o próprio tempo tem tratado cada vez mais duramente. Diziam que, em 1960, o mundo conhecia três franceses: De Gaulle, Sartre e Bardot. Hoje, 45 anos depois, Sartre é considerado a 96ª personalidade entre 100 eminentes pensadores franceses...

O que há de mais extraordinário neste momento, entretanto, é que boa parte dos gigolôs oportunistas estão inconformados! Espumam o mais completo desencanto com o que aconteceu no Brasil. Sugerem que o proletariado libertador, que supunham liderar, vendeu o seu voto por um Bolsa Família... A sua tristeza e revolta moral contra a perigosa mistura (já intuída por Mosca e Michels no século passado) de sindicato com política é plenamente justificada: esta parece ter mesmo uma propensão insanável à corrupção. Mas este é um caso de polícia que termina na Justiça.

Tudo deve ser cuidadosamente apurado, e os provados culpados, condenados. O sucesso nas urnas não pode levar a ignorar ou eliminar o natural processo legal, como tem insistido, aliás, o presidente. O que não se explica é o contágio de rabdovirus que parece tê-los atingido. Com suprema raiva e pobre lógica, atacam a dignidade e a inteligência da maioria. Não concedem a menor probabilidade de ser verdadeira a hipótese de que o cidadão pode ter motivos mais nobres para escolher seus candidatos. Talvez a miopia dos ex-quase-intelectuais continue impedindo-os de vê-los. (dep.delfimnetto@camara.gov.br)

Nenhum comentário: