19 julho 2006

Datafolha considerações

Não vamos cair na dos tucanalhas que agora vão pregar o voto útil para puxar um provável segundo turno.

Analisando o DATAFOLHA (Me ative apenas a questão dos votos válidos ok)

Lula 52%
Picolé de Chuchu/Apagão/ACM/FHC 32%
Heloisa Helena 12%
Cristóvão Buarque 1%
Eymael 1%
Rui Costa Pimenta 1%
Luciano Bivar 0%

Margem de erro 2%

Lula = 52% (Pode ter 50% como pode ter 54%)
Adversários = 47% (Podem ter 49% como podem ter 45%)

O que a mídia quer demonstrar quando diz que não da para afirmar que a eleição se decide em 1° turno ?
Simples...querem fazer o eleitorado indeciso votar de uma maneira que provoque um 2°turno.

Quero que vocês atentem para 2 dados da pesquisa não revelados pela televisão:

A pergunta 7 da pesquisa: Em relação ao seu voto, você diria que está totalmente decidido a votar em ___ ou seu voto ainda pode mudar ?

Resposta:
Totalmente decidido = 68%
Ainda pode mudar = 30%

Rejeição:

Lula: 32%
Picolé: 22%
Heloisa: 21%

Analise comigo:

Se o Lula tem 52% dos votos válidos + 32% de rejeição, isso quer dizer que ele tem uma margem de 16% de eleitores onde ele pode ainda ganhar votos. Mas 68% ja estão decididos no seu voto, então ele ja consolidou pelo menos 50% dos votos, porque da mesma forma que eleitores do Lula podem mudar seu voto, eleitores de Heloisa e do Picolé também podem mudar e votar em Lula.

Pesquisa é matemática pura.

Quem tira votos do Picolé é a Heloisa, eles disputam votos na mesma classe social, dos mais ricos, podem conferir os dados do Datafolha, no eleitorado que ganha mais de 10 salários mínimos eles disputam "pau a pau"

Se 68% dos eleitores ja estão decididos e tradicionalmente existem cerca de 5% de votos nulos, brancos e abstenção, chego a conclusão que de 73% a 75% do eleitorado está definido. Sobram cerca de 25% dos eleitores que ainda não tem uma concepção formada, porém, a tendencia é que essa fatia se divida de forma igual entre os candidatos.

O eleitor do Lula está bem definido, essa oscilação não me preocupa, mas pode acontecer uma polarização entre Picolé e Heloisa. Eles vão pregar que ele é um forte candidato para derrotar Lula no 2° turno, mas...um embolo entre o Picolé e Heloisa não seria mal para a campanha do Lula. Existe uma diferença de 20% entre os dois, porém, o Picolé caiu e Heloisa subiu 4%, caso ele caia mais um pouco e Heloisa cresca para cerca de 15% do eleitorado, define-se a eleição em 1° turno, pois a margem de votos para disputar é muito pequena e ambos não tiram votos do Lula...Somente a imprensa fala que Heloisa tira votos do Lula, o que notei é que ela tira mesmo votos do Picolé.

Então amigos é hora de não cair nas intrigas da televisão e dos jornais, precisamos ampliar a nossa força e principalmente:

"NÃO PERDER TEMPO COM QUEM JA DECIDIU O VOTO, VAMOS PERDER TEMPO COM QUEM AINDA NÃO DECIDIU, POIS O LULA PRECISA GANHAR APENAS MAIS UM VOTO DE CADA 10 ELEITORES PARA QUE A VITÓRIA ACONTEÇA"

ESQUEÇAMOS AS INTRIGAS DOS TUCANALHAS É HORA DE CONCENTRAR NOS INDECISOS..

RICARDO AOKI

Nenhum comentário: