23 julho 2006

Vamos votar corretamente

Dias desses estava relendo um texto muito interessante:

O Analfabeto Político
Bertolt Brecht
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

Assim, se o país está mal, se os deputados no envergonham ou se chegamos mesmo a pensar em "fechar o congresso", a culpa é toda nossa. Nós elegemos essas pessoas. Por isso, vamos deixar de lado a história de que "não gosto de política" ou "odeio política" e passar a conversar mais sobre o tema. Dizer quem são nossos candidatos, quais suas propostas. E até mesmo se envolver nas campanhas, dando sugestões e procurando contatos do candidatos para que possamos cobrá-los depois.

Peço que me desculpem por ser um texto um pouco mais longo, mas acredito que vale a pena ler.

Eu, se as eleições fossem hoje, votaria em LULA para Presidente da Répública. Seu governo teve muitos problemas, mais foi incomparavelmente melhor do que o de FHC - de quem é Alckmin é apenas a continuação. Acho que a Heloísa Helena é bem intencionada, mas muito radical. Já o Cristovão Buarque, é bem preparado, mas não tem chances. Espero que o LULA leve em conta as idéias dele para a área da educação, caso seja reeleito.

Para Governador do estado, votarei em MERCADANTE. É melhor que Serra, mais preparado e ninguém aguenta mais o governo tucano em Sâo Paulo. A Saúde esta em estado muito ruim, assim como a educação. Com relação a Segurança Pública, nem o pior dos paulistas iria imaginar que um dia seriamos dominados por um grupo criminoso - no caso, o PCC - que conseguiria atacar policiais, fechar o comércio. Até há pouco tempo, isso era coisa de carioca, agora, nós somos dominados.
Não dá pra eleger um cara que vai continuar com essa política.

Para o Senador, votarei em SUPLICY. É um cara íntegro, um dos melhores senadores do país e, para falar a verdade, não tem concorrência esse ano. Os outros são horríveis.

Para Deputado Federal, votarei em PAULO TEIXERA (1398). Ele Iniciou sua militância em 1980 nas comunidades eclesiais de base da Zona Leste de São Paulo, tendo participado da fundação do Partido dos Trabalhadores. É filiado ao PT desde 1982 e sempre trabalhou pelo fortalecimento do partido através da participação de sua militância. Foi Administrador Regional de São Miguel Paulista, entre 1991 e 1992. Junto às comunidades eclesiais de base e aos movimentos sociais que se organizavam no início dos anos 80, lutou por moradia, creches, infra-estrutura urbana e outros direitos.
Eleito deputado estadual em 1994 e reeleito em 1998, foi considerado pelo movimento apartidário Voto Consciente um dos melhores parlamentares da Assembléia Legislativa de São Paulo. Instituiu a política de redução de danos no uso de drogas injetáveis, aprovando lei que determina a distribuição de seringas descartáveis. Além disso, foi a favor da distribuição do coquetel de remédios para portadores do HIV e da regulamentação dos planos de saúde.
Exerceu as funções de Secretário Municipal da Habitação e Desenvolvimento Urbano e Presidente do Conselho de Administração da Cohab na gestão da prefeita Marta Suplicy.
Agora, vereador eleito com mais de 47 mil votos, Paulo Teixeira luta em favor da retomada dos projetos habitacionais da gestão Marta Suplicy, combatendo a política de exclusão adotada pelo governo tucano. Em seu primeiro ano de mandato já aprovou três leis: uma determina que a Prefeitura feche os estabelecimentos comerciais envolvidos com a exploração sexual de crianças e adolescentes, independentemente de processo judicial. A segunda regulamenta a realização de plebiscito e consulta popular e foi proposta em parceria com a vereadora Soninha. O terceiro projeto, também elaborado com Soninha, cria o Conselho Municipal de Inclusão Digital e os Conselhos Gestores dos Telecentros.

Para Deputado Estadual, votarei em HAMILTON PEREIRA (13290). Mais conhecido na região de Sorocaba, Hamilton foi eleito Deputado Estadual em 1994 com 19.099 votos, reeleito em 1998 com 50.623 votos e novamente reeleito em 2002 com 131.637 votos, sendo o deputado estadual mais votado pelo PT no estado de São Paulo e no Brasil.
Em 2005, Hamilton completou dez anos de atuação na Assembléia Legislativa de São Paulo e foi eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos. Entre março de 2001 e março de 2003 exerceu o cargo de Primeiro Secretário na Mesa Diretora da Casa e já ocupou o cargo de presidente da Comissão de Relações do Trabalho por três vezes, quando atuou no combate ao trabalho escravo e infantil e pela qualificação da mão-de-obra.
Hamilton é reconhecido como um dos deputados mais produtivos e atuantes da Assembléia Legislativa paulista, segundo o hancking de 2002 da ONG "Voto Consciente". É autor de leis importantes como a que hoje é aplicada sob o nome " Escola da Família ", a que criou o “ Projeto Horizonte ”, o " Programa de Atendimento Integral aos Portadores de Parkinson " e normas para a elaboração, sob forma artesanal, de produtos comestíveis de origem animal .

Outros projetos de Hamilton Pereira também estão tramitando na Assembléia Legislativa como o que cria o “ Programa de Saúde Mental dos Agentes de Segurança Penitenciária ”, o que institui o “Programa Permanente do Transplante de Medula Óssea (Promedula)” no âmbito do SUS do estado de São Paulo, o que institui "Classes Hospitalares" nos Hospitais do SUS e o que dispõe sobre a “ legitimação e regularização de posses de terras devolutas estaduais” .

Deve-se destacar também conquistas importantes de Hamilton Pereira para a região de Sorocaba como a aprovação de recursos para a instalação de um campus da UNESP em Sorocaba, a regularização da APA de Itupararanga, a criação do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Sorocaba e Região e a apuração de diversos problemas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que têm afetado a qualidade do atendimento à população de 48 municípios da região.

Obrigado pela atenção,

Daniel Lopes

Nenhum comentário: