05 setembro 2008

Movendo o pêndulo do financiamento social

Movendo o pêndulo do financiamento social


Muito importante ler esta matéria do Marcio Pochmann, destaco aqui alguns trechos:

"Com a descoberta das novas reservas de petróleo, o Brasil passa a se encontrar diante da inédita oportunidade de poder acertar sua dívida social Torna-se estratégico mover também a base que suporta o ponto de equilíbrio do pêndulo. E é nesse sentido que entra em cena o debate atual a respeito da riqueza a ser obtida pela exploração da reserva petrolífera na camada do pré-sal. A captura de parcela do excedente a ser gerado pela exploração do petróleo na forma de um fundo de garantia da cidadania abriria a possibilidade de o Brasil finalmente estabelecer um padrão superior de sociedade."

"Somente no âmbito da educação, o país precisaria incluir 10,6 milhões de novos alunos. É imperioso, portanto, a construção de 101 mil novas salas de aulas, com a adicional contratação de quase um milhão de professores. Da mesma forma, haveria a necessidade de instalação de 130 mil bibliotecas para que o país pudesse seguir os parâmetros atualmente em vigor nos países desenvolvidos."

"Com o fundo de garantia da cidadania, constituído a partir da renda do petróleo, o Brasil passa a ter condições de financiar mais rápida e amplamente o investimento social. Mas para que essa oportunidade histórica não seja inviabilizada, cabe, além de maior debate público, uma ampla e forte mobilização social que integre a nação com o seu futuro grandioso, fraterno e solidário."

Matéria Completa no Grupo Beatrice


Nenhum comentário: