04 julho 2008

Alguém acreditou na operação militar do Presidente Uribe????




Eu não! Logo que li a notícia na quarta feira a noite, pensei com os meus botões, algo está muito estranho. Com toda eficiência, por que esperaram 6 anos para resgatá-la? E como resposta vão surgindo as informações. Será mesmo que eles acreditam que continuam superiores e acima de todos? Bush continua achando que é Deus e Uribe seu fiel anjo.

Comecemos com um trecho da entrevista da Senadora Colombiana Piedad Cordoba, que você pode ler completa aqui na República Vermelha (Imperdível)

Comecei perguntando-a sobre sua denúncia de que o governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe Vélez, tinha um fundo para resgatar, à força, a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e outros seqüestrados. De onde tirou tal informação? "Eu soube por um informante desmobilizado", me disse. "E é uma informação muito séria de que o presidente vem buscando a possibilidade de oferecer 100 milhões de dólares a qualquer pessoa do secretariado (das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC), ou muito próxima do secretariado, que lhes forneça informações exatas, as coordenadas exatas, onde poderiam encontrar Ingrid Betancourt e resgatá-la em uma operação militar similar à que fizeram quando invadiram o território equatoriano". Ela acredita que uma operação dessa seriedade seria muito perigoso e poderia culminar com a morte dos seqüestrados.

Segue na mesma linha matéria veiculada no Adital, matéria aqui.

Há fatos dando conta de que o mérito não é somente do governo colombiano, contrariamente ao que afirma o ministro de Defesa colombiano, Juan Manuel Santos. O ministro chamou o resgate de uma brilhante operação de inteligência militar. De acordo com reportagens da imprensa mundial, dois delegados europeus estiveram envolvidos nas negociações com as Farcs, o francês Noel Sáez e o suíço Jean Pierre Gontard.

Segundo as informações, as Farcs já haviam expressado a intenção de libertar os reféns e o governo colombiano havia autorizado os contatos. O jornal francês Le Figaro divulgou que os emissários europeus haviam se reunido no domingo ou na segunda dessa semana na selva colombiana com uma pessoa próxima ao novo chefe da guerrilha, Alfonso Cano.

E com o informe de uma Rádio Suíça, postado no DiarioGauche


Rádio suíça afirma que os reféns foram comprados e que tudo foi encenação

Dirigentes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) teriam recebido milhões de dólares para liberar a franco-colombiana Ingrid Betancourt e outros quatorze reféns, afirma a Rádio Suíça Romanda (RSR), uma emissora estatal.

"Os quinze reféns foram comprados na realidade a preço forte. Depois disso toda a operação foi uma encenação", afirmou a rádio pública.

Quase 20 milhões de dólares foram entregues aos seqüestradores, segundo a RSR, que cita uma "fonte ligada aos acontecimentos, confiável e testada em reiteradas ocasiões nos últimos anos".

A emissora acrescentou que os Estados Unidos estiveram na "origem da transação".

Nos últimos anos, a Suíça atuou ao lado de Espanha e França, a pedido do presidente colombiano Álvaro Uribe, em uma missão de mediação com as Farc.

Além de Betancourt, o Exército colombiano "libertou" na quarta-feira três agentes americanos e onze militares e policiais colombianos. A informação é da Agência France Press, divulgada agora pela manhã.

E também não podemos esquecer quem estava na Colômbia no dia do grande feito do Presidente Uribe, nada mais nada menos do que o candidato de Bush a Presidência dos Estados Unidos

Nenhum comentário: