18 junho 2008

Brazilian Pitecantropos Erectus Médium

BRAZILIAN
PITECANTROPOS ERECTUS MÉDIUM


A descoberta da origem do raciocínio da classe média.

A ciência, os analistas e a imprensa de todo mundo vêm se debruçando arduamente em intensas pesquisas em busca da impossibilidade de raciocínio da Classe Média brasileira, impedida de perceber a realidade de seu próprio país que tanto tem entusiasmado economistas, cientistas sociais, estadistas, jornalistas, e ideólogos de todo o mundo.

Atônita, impotente, a humanidade assiste ao estarrecedor espetáculo dessa pequena porção de seres quase humanos minguarem em si mesmos, sem condições de perceber sequer que nunca viveram melhores condições em suas vidas inutilizadas pela estranha doença.

O que mais preocupa os cientistas é que a extinção acelerada dessa espécie, não possibilitará a compreensão da degeneração que acomete nossos ancestrais.

Umbilicus Vorace foi o nome dado por teóricos que aventam estranha e desconhecida doença fetal, sugerindo que na fase de gestação o calor tropical promova uma emigração dos neurônios cerebrais para a fonte alimentar.

Dado que o mal se restringe exclusivamente a uma parcela de indivíduos da Classe Média brasileira, outros pesquisadores afastam a questão térmica e consideram um problema genético inerente a situação econômica desta classe social. Entendem estes autores que o estresse causado pela insatisfação pela própria realidade existencial, promova a multiplicação de um verme que corroa os neurônios estimuladores do raciocínio. É o que se convencionou como efeito MacDonald's: por mais que o indivíduo se empanturre com a famosa Dieta do Palhaço num franchising de qualquer centro urbano brasileiro, a frustração de não poder consumir diariamente um BigMac em Las Vegas, Los Angeles, Chicago ou Nova Iorque, resulta arrasadora depressão psíco/existencial que debilita o organismo a propício ambiente patológico para o desenvolvimento da cadeia de protozoários, popularmente conhecida como lombriga.

Enquanto alguns temem que o mal venha a se inseminar em outras populações e regiões do mundo, dando origem a mais uma epidemia universal; outros consideram que no Brasil se a tenha contraído de cidadãos que compõem o que nos Estados Unidos se classifica como Maioria Silenciosa.

De fato, os sintomas são bastante similares, apenas com a diferença de que lá os profissionais de comunicação sempre reconheceram na Maioria Silenciosa a arrematada expressão da famosa idiotia norte-americana, enquanto no hemisfério-sul o sintoma se agrava exatamente entre os que exercem tais atividades.

Seguindo essa pista, o analista Emerson Luís, considerado um detetive científico, acaba de anunciar ao mundo a origem da incapacidade de raciocínio de certos setores da classe média brasileira.

Emerson baseou suas pesquisas no espécime Lucidus Hipolíto que se assemelha aos mitológicos centauros. A denominação é devida as características muares do espécie encontrado por Emerson que, reconhecendo-lhe alguma capacidade de articulação em estagio de pré-inteligência, otimisticamente conferiu-lhe um hipotético e poético (ainda que inviável) Lucidus. Na verdade trata-se de uma versão da interpretação cabocla da alimária modelo arrastando uma carroça, enquanto corre atrás de uma cenoura pendurada a sua frente.

No caso do retrovírus pesquisado por Emerson, a voracidade do animal se manifesta pelo trato químico da celulose empregada na fabricação do papel-moeda.

A crônica histórica da pesquisa científica sempre apresentou achados surpreendentes por mera casualidade. Dessa vez, através de uma mera notícia radiofônica, conforme transcrito abaixo, o eminente pesquisador conseguiu definir as origens pré-históricas da linha de raciocínio (ou falta de...), que reporta uma parte da classe média de nosso país para eras anteriores ao Homem do Sambaqui, desmentindo o que até então era dado como o mais primitivo dos humanos a terem habitado a América do Sul.


"Uma das coisas que talvez o presidente Lula tenha feito mal para o país, porque as pessoas acham que podem, de repente, se candidatar presidência da República sem nunca ter feito nada. Olhe o Dunga, nunca foi técnico nem do time da esquina da rua dele. Agora já virou técnico da seleção brasileira e acha que sabe tudo. Olhe a ministra Dilma [Roussef], nunca administrou nada a não ser a Casa Civil, com esses problemas todos que ela está tendo, já acha que pode ser presidente da República. Dureza, hein?" - sentidos do zurrar do Hipolíto, interpretado pelo paleontologista Emerson Luis. (Leia aqui)


Raul Longo

Nenhum comentário: