13 junho 2008

Globo: Senador denuncia outra reportagem fraudulenta


Em pronunciamento nesta quarta-feira (11), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) condenou reportagem produzida pela TV Globo que, segundo ele, fez acusações "falsas, mentirosas, caluniosas, sujas e injuriosas" contra a administração do município cearense de Santana do Acaraú. [O prefeito Antônio de Pádua Arcanjo é do PCdoB, mesmo partido de Inácio Arruda]

- Fizeram uma armação em uma escola comunitária. Depois, outra armação sobre uma licitação. E depois mais outra armação em relação a uma escola que foi dada como municipal, e nem municipal é. Antecipa-se uma disputa eleitoral e busca-se fazer o jogo da oposição. Lamentavelmente, a reportagem do Fantástico se presta a esse tipo de atitude - afirmou.

Em seu discurso, Inácio Arruda cobrou respeito dos meios de comunicação e disse ainda que o repórter, por ele identificado como Sr. Faustini (Eduardo Faustini), chegou à cidade acompanhado da oposição, com o objetivo de gravar a matéria exibida pela emissora. Na avaliação do senador, a TV Globo deveria cobrar esclarecimentos do jornalista.

- Chegaram ao ponto de montar uma cena no distrito de Malhada, onde tem um conjunto de crianças que não queriam ser transferidas para uma escola de ensino fundamental. A própria comunidade construiu então uma escola, mantida pela prefeitura, mas transformaram a cena usando o nome da Companhia Energética do Ceará, dizendo que o programa Luz para Todos ia ser explicado e que precisavam do espaço da escola. Transferiram as cadeiras da escola para uma casinha de taipa e aí chegou o repórter para fazer o programa - denunciou o senador.

Além das supostas irregularidades no município cearense, Inácio Arruda disse ainda que a reportagem aludia a um assassinato ocorrido na cidade, o qual já teria sido solucionado pela Justiça.

- Insinuaram que a morte da esposa de um vereador, ocorrida há alguns anos por assassinato, teria relação com a administração. As pessoas que cometeram o assassinato foram presas, os fatos são conhecidos. Mas a acusação foi feita. Talvez o Sr. Faustini tenha que responder na Justiça. Acho que o repórter bateu no lugar errado - afirmou Inácio Arruda, ao defender retratação pública e indenização pecuniária em relação ao episódio.

Obs.: O assassinato foi em 2003 envolvendo o ex-prefeito José Aldenir Farias (PSDB), nada tendo a ver com o atual prefeito - leia aqui o caso.

Fonte: Agência Senado
Folha

Enviado por: Stanley Burburinho

Nenhum comentário: