20 junho 2008

Le Monde Diplomatique: O Império contra-ataca


Clique na magem para ampliar


A abundância de recursos naturais, como as formidáveis reservas de petróleo na América Latina e a quantidade de água potável, aliada à guinada à esquerda dos governos dos países da região, fez com que os Estados Unidos, preocupados em manter sua hegemonia global, reativassem sua IV Frota. É sobre este assunto que se dedica a matéria de capa da edição de junho do Le Monde Diplomatique Brasil. O texto assinado pelo sociólogo e diretor da publicação, Sílvio Caccia Bava, fala da presença política e militar dos Estados Unidos na América Latina, um fenômeno que não é recente. Ainda sobre este ponto, o jornalista Dario Pignotti trata da busca do governo brasileiro por alternativas próprias e independentes diante da hegemônica política externa da terra do Tio Sam.

A economista Tânia Bacellar fala das mudanças enfrentadas pelo Brasil no que diz respeito à ocupação do espaço geográfico, desigualdades sociais e assimetria regional; Danilo Miranda, sociólogo e diretor do Sesc publica carta destinada ao pensador francês Edgar Morin sobre a ameaça de privatização do Sesc. A jornalista Maíra Kubik Mano apresenta os desafios enfrentados pelos assentamentos do MST em se manterem diante da falta de infra-estrutura e da precarização da reforma agrária.

A edição de junho do Le Monde traz ainda muito mais reflexão e debate: Dossiê DNA; a assimilação do preconceito na França; a intensificação do cultivo da maconha por grandes latifúndios agroexportadores no nordeste do Brasil; a situação da mulher na União Européia.

Temos que acompanhar de perto.

Nenhum comentário: