16 junho 2008

Para proteger o ninho de seus amigos a Veja faz de tudo


'Veja' coloca ''República de Santa Maria'' na boca de Yeda

O porta-voz do governo do Rio Grande do Sul, Paulo Fona, disse em entrevista à Rádio Gaúcha neste domingo (15) que a governadora Yeda Crusius ''vê um equívoco'' na reportagem publicada na revista Veja desta semana sobre a crise política gaúcha. A existência de uma suposta ''República de Santa Maria'' conspirando contra Yeda foi idéia do repórter da revista, mas saiu publicada como sendo da governadora.


Questionado sobre a expressão ''República de Santa Maria'', na qual o ministro da Justiça, Tarso Genro, seria o líder de um movimento para tentar derrubar a governadora, Fona disse que a ''idéia'' não partiu de Yeda, mas que foi uma formulação do repórter da revista Veja.

A governadora, segundo o porta-voz, apenas comentou que a pergunta era interessante. ''Ela não qualificou as pessoas que trabalham ou tiveram sua carreira profissional política como 'República de Santa Maria'. Ela entendeu que teve algum tipo de mal-entendido com o repórter da revista'', disse Fona.

Ao que parece, Veja sucumbiu à tentação de dar um tom mais aguerrido às declarações da governadora, como se esta já não tivesse problemas de sobra com a crise política e as denúncias de corrupção que abalam seu governo. Na notícia publicada, a ''República de Santa Maria'' aparece na boca de Yeda Crusius:

''A governadora vê uma conspiração em andamento para tentar inviabilizar sua administração e acusa o ministro da Justiça, tarso genro, de liderar o movimento. 'Isso é coisa da República de Santa Maria', diz ela, referindo-se à cidade gaúcha que é berço político do ministro Tarso, de sua filha Luciana, autora do pedido de impeachment, e também o lugar de origem profissional do atual chefe da Polícia federal do estado, Ildo Gasparetto, que investiga as supostas tramóias no governo gaúcho'', diz o texto da revista.

A matéria é ilustrada com fotos de Tarso e da deputada federal Luciana genro (Psol-RS). O ministro da Justiça rebateu em sua residência, em Porto Alegre, as declarações atribuídas a Yeda Crusius pela revista. ''A governadora se mostra excessivamente tensa e vulnerável. Os alvos que ela tem buscado atingir são equivocados'', disse Tarso.

Sobre a vinculação com sua filha e o pedido de impeachment da governadora gaúcha, feito pelo partido de Luciana, o Psol, Tarso Genro disse que são dois fatos completamente diferentes: ''Adoro a minha filha, mas isto não me impede de divergir sobre o que o seu partido fez. Eu, pessoalmente, discordo dessa atitude. Acho que não é esse o caminho''.

Tarso também refutou as acusações de Yeda à atuação da Polícia Federal (PF) na Operação Rodin, sobre o desvio de verbas no total de R$ 44 milhões no Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), em matéria do Estado de S. Paulo deste domingo (15). ''Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A atuação do delegado Ildo Gasparetto foi limpa e transparente. A Polícia Federal age dentro da legalidade. Foi assim no caso do desvio de verbas do Detran, e também no Rio Grande do Norte, quando da prisão do filho da governadora Wilma Faria''.

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário: