04 agosto 2008

Dona Dora Kramer, não li sua coluna hoje mas... XÔ, ESTADÃO-JORNAL! Viva o Estadão Democraticão de Direitão (mas D. Dora é contra!)

Dona Dora Kramer, não li sua coluna hoje mas... XÔ, ESTADÃO-JORNAL! Viva o Estadão Democraticão de Direitão (mas D. Dora é contra!)


SOBRE: "Com toda reverência que merece o assunto, o Estado que não lida com o que vê não tem a prerrogativa de olhar para trás."


(DORA KRAMER, em "Os torturados da democracia", O Estado de S.Paulo 3/8/2008, em http://arquivoetc.blogspot.com/, totalmente de grátis -- o que já dá prejuízo ler, mesmo de grátis, mas, pelo menos, é de grátis, né-não?)


Dona Dora Kramer, boa-tarde,

Não li sua coluna, porque não leio NENHUM dos DES-jornalões brasileiros nem assisto à TV Globo, motivo pelo qual me orgulho de conseguir preservar intacto o meu bom-senso democrático ilustradíssimo, poliglota, super letrado. Grande bom-senso democrático, o meu, que já elegi o presidente Lula DUAS VEZES, sempre contra o malho de propaganda à moda Goebbels de tooooooooooooooooooooooooooooooodos os DES-jornalões brasileiros e da Rede Globo.

Dependa a senhora, para qquer fim, de a senhora insistir nesta sua propaganda à moda Goebbels, para ensinar-me a desprezar O MEU VOTO DEMOCRÁTICO e os 60 milhões de votos que elegeram e reelegeram o presidente Lula, hoje já acrescidos com a opinião de mais de 70% dos eleitores brasileiros que consideram ótimo e bom o governo do presidente Lula, desista.

Não há Cristo no mundo que me convença de que, se eu lesse a malhação OBCECADA que todos os DES-jornalões brasileiros fazem, diariamente, contra O MEU VOTO DEMOCRÁTICO, eu ganharia alguma coisa.

Então (1) não leio NENHUM DES-jornalão brasileiro; (2) SOBRETUDO eu NUNCA pago pra ler o DES-jornalismo brasileiro; e (3) eu sempre defendo o meu voto.

Diferente do que a senhora supõe eu não votei no presidente Lula por eu ser perfeita besta: eu votei no presidente Lula porque QUIS ELEGÊ-LO, tanto quanto eu quis, com o meu voto, ajudar a varrrer do poder político federal do Brasil tooooooooooooooooooooooooooooooooooooda a tucanaria uspeana pefelista e seus DES-jornalistas. Fi-lo, pode-se dizer, porque o quis. E sabia o que queria. Claro que, hoje, desejo defender o meu voto. Sei defendê-lo e o defendo. Dado que não há jornalismo democrático no Brasil, que dê voz aos eleitores do presidente Lula, defendo o meu voto pela internet. Y sigue la lucha que es longa y es mucha, kenén no tango.

MUITO FRANCAMENTE, eu não sei o que fazem o IDEC e o PROCON [aqui em cópia], que não lacram as máquinas de tooooooooooooooooooooooooooodos os DES-jornalões brasileiros.

O cidadão consumidor brasileiro PAGA PARA RECEBER SERVIÇOS JORNALÍSTICOS... e JAMAIS recebe serviços jornalísticos. Só recebe opinião de Mainardis, Augustos Nunes, Jarbas Passarinhos, D. Danuzas e D. Doras, e Sardembergs e Mirians Leitões e Cantanhêdes e Clóvis Rossi, e Bonner & a Patroa, e Waacks & coisa e tal. BOM. Eu NÃO PAGO pra ler isto.

E acho que já é mais que hora de o IDEC e o PROCON lacrarem as máquinas dos DES-jornalões brasileiros e salgarem o terreno, para defenderem, até, algum jornalismo mais sério que talvez até haja pelo mundo, mas NÃO HÁ NO BRASIL-2008.

CONTUDO, vez ou outra, para cumprir a tarefa democrática de defender O MEU VOTO DEMOCRÁTICO (e se eu não o defender, quem o defenderá, né-não, D. Dora?!), eu passo os olhos num blog anônimo [endereço acima] que faz o sujo serviço de propaganda nazista de reunir numa só página de Internet, pra facilitar a reprodução, tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo quanto se publique no Brasil, assinado por DES-jornalistas dos DES-jornalões brasileiros, do DES-jornalismo que desgraça o Brasil-2008, das DES-colunas dos DES-colunistas que NÃO VÊEM o meu voto democrático e lulista. (Ah! E eu só gosto de frases longas.)

Neste blog de propaganda à moda Goebbels, encontram-se justapostos Reinaldo Azevedo (argh!), Augusto Nunes (eca!), Diogo Mainardi (estou quase vomitando), toooooooooooooooooooooooda revista (NÃO)Veja e por aí vai, cuesta abajo: D. Danuza (esta, perdoe-me, dá-me mais vergonha por ela, do que de fato, nojo dela), o ex-FHC, tooooooooooooooooooda a "Transparência Brasil" (cróóóózes!), zilhões de ONGs alugadas e, hoje (e, aliás, tooooooooooooooooooooooodos os dias), também, a sua coluna.

Evidentemente não li naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada disto. Mas, passando os olhos pela tela, dei com a frase acima epigrafada, que me provocou imediato júbilo democrático:

"HURRA! WAAL [como escrevia Paulo Francis] -- pensei eu. -- Dona Dora Kramer, hoje, ENXERGOU QUE O ESTADÃO, que não lida com o que vê, não tem a prerrogativa de olhar pra trás!"

E, completei eu, imediatamente, na onda de euforia democrática que me acometeu-- no meu pleno e belo e lindo e TOTAL e absoluto direito democrático de interpretar à minha moda TUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUDO QUE EU LEIA:

"O Estadão NÃO TEM A PRERROGATIVA DE OLHAR NEM PRA FRENTE, NEM PRA TRÁS NEM PRÔS LADOS, NEM PRA CIMA NEM PRA BAIXO nem porcaria nenhuma... posto que o Estadão não lida com o que vê!" BINGO! BINGO! BINGO! (festejei eu-euzinha).

CALMA! CALMA, D. Dora! CALMA! Não se abofe para me explicar que não, não, não! Que a senhora NÃO ESTAVA FAZENDO qualquer autocrítica democrática. Quem nos dera, aliás, que a senhora, algum dia, fizesse alguma autocrítica democrática, né-não?!

A senhora é das que pensa que autocrítica é "coisa de comunista!" [risos, risos]). Não. Keep it cool! Eu entendi perfeitamente: a senhora não estava falando do DES-jornalismo de O Estado-jornal.

Entendi perfeitamente que a senhora estava falando sobre o Estado, o Estado, o ESTADO, aqueeeeeeeeeeeele, o bom, o indispensável, o que salva os pobres, esta 'coisa', esta instituição da democracia civilizada, que a senhora odeeeeeeeeeeeeeeeeeeia (e, claro, que a senhora correspondentemente teme, pq quem odeia teme).

A senhora estava falando DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, D. Dora! Aqueeeeeeeeeeeele, este, o bom ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO -- que a senhora toooooooooooooooooooooooooooooodos os dias manda encolher, encolher, encolher, à moda da tucanaria uspeana dita neoliberal e que é só, PRÉ-NADA, é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito pior que "pós-tudo" e, hoje, é tucano-pefelista e sem votos (udenista, sempre foi).

É muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito engraçado, mesmo, este negócio de a tucanaria uspeana pefelista udenista empregada de O Estado, viver de mandar encolher o Estado!

Se o Estado encolhesse tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo que a tucanaria uspeana pefelista ETERNAMENTE UDENISTA GOLPISTA diz que deseja que ele encolha, a primeira coisa que seria varrida do mapa, por total falta de serventia democrática seria, primeiro de tudo... tooooooooooooooooooooooooooooooooooda a 'sociologia' uspeana e tooooooooooooooooooooooooooooooooodas as 'ciências políticas', por exemplo, do ex-FHC.

Isto, pra não ter de listar tooooooooooooooooodas as 'ciências políticas', do Prof. Boli, do Demétrio Magnoli, da Lucia Hippólito, do "Programa do Jô" [risos], de "Zorra Total" e de "Jornal Nacional" e coisa-e-tal (além, é claro, de tooooooooooooooooooooooooooooooooooooda a 'economia' de Mailsons da Nobrega, Mallans, Mendonças (Cacciolas!) e coisa-e-tal.

Se o Estado encolhesse como a tucanaria uspeana finge que quer que ele encolha, toooooooooooooooooooooooooodos estes caras perderiam aposentadorias e tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo. O Estadão, por exemplo, perderia toooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooodos os seus DES-colunistas!

Restaria quem, pra encher O Estado, se o Estado encolhesse, a USP fechasse, toooooooooooooooooooooooooooodos aqueles ex-ministros tucanos e atuais NADAS voltassem ao nada inicial de onde NUNCA deveriam ter saído?!

OK. OK. Concedo: deste ponto de vista, sim, seria MA-RA-VI-LHO-SO que o Estado encolhesse TOTALMENTE, até sumir. Se o Estado sumisse, beeeeeeeeeeeem encolhido, O Estadão se acabava sozinho.

Mas não é disto que se trata. A senhora não espinafra nem o Estadão -- que é o mais espantoso caso de DES-jornalismo que o mundo conhece --, nem a senhora espinafra o Estado-instituição democrática. Entendi perfeitamente.

A senhora só espinafra o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO sob o governo do presidente Lula QUE EU AJUDEI A ELEGER COM O MEU VOTO DEMOCRÁTICO, em eleições legais, legítimas e perfeitas, do qual foram VARRIDOS TOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODOS OS TUCANOS PEFELISTAS e do qual, portanto, foi varrido também o Estadão-jornal.

O que a senhora escreveu hoje é pura propaganda à moda Goebbels. É 'democracia' à moda Joe McCarthy (TESCONJURO!). É TOTAL des-jornalismo, ou é 'jornalismo' de DES-democratização do Brasil.

Contudo -- porque deus provavelmente existe e é democrata --, a senhora tropeçou nas suas frases e metáforas de megalomania à moda tucano-uspeano-paulista e UDR/Fiesp e tooooooooooooooodo o pensamento mais atrasista que há no Brasil.

E a senhora confundiu O Estado (jornal) e o Estado instituição democrática que existe para proteger os mais pobres. Acontece. É macaco escondido com o rabo de fora: a UDN sempre foi isto. Bom. Tudo isto já foi muuuuuuuuuuuuuuuuuito pior! Agora, já tá acabando. LULA É MUITOS! VIVA O BRASIL!

Por: Caia Fittipaldi

Nenhum comentário: