19 agosto 2008

Lembra desse cara? Pois é....

Lembra desse cara? Pois é...



18-Ago-2008

Diálogos telefônicos gravados pela Polícia Federal revelam que os empresários acusados de fraudar licitações para o fornecimento de mão-de-obra terceirizada ao Senado temiam que uma eventual saída de Efraim Morais (DEM-PB) da primeira-secretaria da Casa pudesse colocar em risco os planos do grupo. Para eles, mesmo vencendo as licitações na Casa, as renovações dos contratos estariam ameaçadas, dependendo do que pudesse ocorrer com o parlamentar. Em meio às investigações da Operação Mão-de-Obra, em 2006, Efraim comandava a CPI dos Bingos, apelidada de CPI do Fim do Mundo, e seu futuro político era incerto.



Cadê o Gabeira? Cadê a Veja?

A preocupação com o “momento político” da CPI foi flagrada em conversa de 27 de março daquele ano. “Daqui a um ano na hora de renovar essa p..., eu continuaria preocupado, porque muda a situação toda”, afirmou Paulo Duarte, então gerente comercial da Ipanema, a José Araújo, dono da empresa, ambos denunciados pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa. Primeiro-secretário do Senado desde 2005, Efraim é o responsável pelos contratos suspeitos, prorrogados por ele sem licitação até 2009.


Na documentação da polícia, há citações diretas ao nome de Efraim. Nas conversas interceptadas, os suspeitos levantam a possibilidade de o parlamentar ter ciência do esquema. E um deles sugeriu que o primeiro-secretário teria prometido “pensar”, ao comentar alguma questão relacionada às concorrências públicas realizadas pela Casa. “O senador chegou a dizer, disse: ‘Não, vamos ver, vamos ver, eu vou pensar, vou pensar’”, afirmou Araújo a Paulo Duarte.



João Pessoa

Na conversa com Duarte em 26 de abril daquele ano, um mês depois desse primeiro diálogo, Araújo afirmou que iria até João Pessoa, capital do estado que elegeu Efraim, resolver problemas surgidos em licitações do Senado. “A pessoa não quis tratar esse assunto aqui em Brasília. Quer tratar lá em João Pessoa”, disse o empresário. Em 9 de maio, 13 dias depois desse telefonema monitorado pela PF, a Ipanema ganhou licitação de R$ 2 milhões, prorrogada até o ano que vem. Pressionado, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), anunciou no último 7 de agosto que fará novas concorrências até o final do ano para substituir os contratos sob suspeita, que somam R$ 35 milhões.

Efraim sumiu, mas, segundo sua assessoria, ele está no exterior em missão oficial...

Enviado por Grupo Beatrice

Nenhum comentário: