24 agosto 2006

BUSATO FAZ CRUZADA CONTRA LULA NA BAHIA E GERA PROTESTO

ANTES

Dinailton Oliveira, presidente da Seccional da OAB da Bahia, sobre a visita do presidente nacional da OAB, Roberto Busato à Bahia :
"A visita do presidente às Subseções da OAB da Bahia tem um significado muito grande. Há que se destacar, inicialmente, que é a primeira vez que um presidente do Conselho Federal visita as Subseções no interior do nosso Estado. Isso servirá para lhe ampliar uma noção exata de como anda a democracia brasileira no seu conjunto e lhe dará também uma impressão mais próxima da realidade do Poder Judiciário na Bahia."

DURANTE


Amplamente alardeada e anunciada num clima de grande expectativa para a advocacia baiana, a visita do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, a Bahia, iniciou em Guanambi, cidade do sudoeste baiano, a 800 km da capital do Estado, com uma palestra na noite desta segunda-feira (21), no auditório da Câmara de Vereadores do município, frustrando boa parte da platéia, constituída majoritariamente por estudantes do curso de direito de uma faculdade local.
A visita do dirigente maior da Ordem era esperada por todos como uma oportunidade de se fazer uma reflexão sobre os problemas na área do judiciário, considerando principalmente o fato que na Bahia, mais que qualquer outro Estado da federação, a justiça capenga das pernas. Desde as excessivas cargas de processos e o acúmulo de funções centralizadas em uma única vara, sem a menor estrutura e com reduzido número de servidores, até a falta de juizes em comarcas, a justiça estadual baiana tem sido tratada com malvadeza e descaso.
Neste contexto de dificuldades, os operadores do direito, que tem atuado sob as mais difíceis condições, desejavam escutar do presidente nacional da OAB uma posição da entidade sobre o assunto. Porém, para a surpresa dos presentes, Busato dedicou 19 dos 22 minutos de seu discurso panfletário a ataques grosseiros ao Presidente Lula. Lembrou dos escândalos de corrupção envolvendo setores do governo, falou sobre mensalão, sanguessugas e verberou duro contra ex-auxiliares do governo, especialmente os ex-ministros José Dirceu e Antônio Palocci. De acordo com Busato a Ordem perdeu a simetria com o governo, na medida em que nada foi cumprido.
E ao defender repetidamente que o povo deveria mudar, sem dizer claramente com quem, o estudante de direito Antônio Lélis levantou-se indignado e interrompeu Busato, questionando se a mudança seria com Alkimin, o que provocou um clima de constrangimento geral, desconcertando o palestrante, que, abreviando, encerrou sua fala.
Cumprimentado por advogados e colegas, o estudante declarou-se traído. “A escola dispensou as turmas de direito para ouvir uma palestra sobre o quadro do judiciário e não um comício contra o presidente Lula” – reagiu.
Na mesma linha, alguns vereadores que concordaram em ceder o plenário da Câmara para a realização do evento, cuja Sessão foi transferida para uma sala anexa por solicitação da subseção da ordem, protestaram de forma veemente, anunciando que registrarão o fato na Sessão legislativa da Casa. Na opinião dos parlamentares, todo mundo tem o direito de expressar-se livremente, o que não se aceita é a convocação de uma atividade para uma finalidade e deformar completamente o seu sentido. “Busato abusou da boa nossa boa fé. Em nome da OAB, concordei em ceder o plenário da Câmara no dia e horário de uma Sessão Ordinária. Se soubesse que seria realizado um ato político partidário, não teria concordado” – desabafou um dos Edis.
Roberto Busato tentou encaminhar recentemente o pedido de impeachment do Presidente Lula, posição amplamente rejeitada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.


Por: PAULO COSTA – Guanambi/BA
Fonte: Vermelho

Nenhum comentário: