21 agosto 2006

“DEUS ESTÁ CONTIGO”

Laerte Braga

O sujeito hoje acorda e acredita piamente que Bush falou com Deus. Que William Bonner é um enviado dos céus. Num espaço e num contexto menores derrama lágrimas sinceras quando ouve Rosinha Garotinho declarar que “eu sou como Jesus Cristo, vim ao mundo para ajudar os necessitados”.

Qualquer bandido de quatro costados, Paulo Maluf por exemplo, ou José Serra, viram prefeito de uma cidade como São Paulo, dão as costas aos compromissos e saem pelo mundo espargindo “honestidade” e a palavra chave dos dias atuais: “modernidade”.

Aí, em São não sei das quantas o José da Silva vira prefeito, não tem o orçamento de São Paulo, mas dá para fazer uma casa de dois andares, três, sei lá, comprar umas terrinhas e pronto.

Pode ser Alberto Bejani, ladrão dos mais vagabundos, virou esperto, subiu na carreira é prefeito de Juiz de Fora.

O ser, o sujeito, virou objeto. Liga a “Globo” para saber como está o tempo, se sai de sapatos marrons ou pretos e se a moda for vermelho, sai de vermelho, do contrário tem crise existencial e entra em depressão a doença do século.

Numa roda de três dois são depressivos e o terceiro é um pobre coitado que não entende o mundo.

O grande irmão é real. Massacra no Iraque. No Afeganistão. Viola o cessar fogo no Líbano. Ocupa o Paraguai (triste sina a dos paraguaios, primeiro o Brasil, depois intermináveis ditaduras e agora os EUA), a Colômbia e fabrica tênis especiais com trabalho escravo no Timor Leste.

Um dos grandes feitos do grande irmão é fazer com que as pessoas acreditem que Bush fala com Deus, fala e interpreta e que os comunistas, agora chamados terroristas, estão debaixo das camas de cada cidadão, ou de cada ser/objeto, na lógica perversa do sucesso a qualquer preço, dos quinze minutos de glória.

Um relatório da CIA (quem mais?), produzido às pressas para despertar dragões adormecidos, circula entre militares da ativa e da reserva no Brasil, contendo “informações” sobre vínculos entre o PCC e grupos “terroristas” de Foz do Iguaçu.

Mais ou menos como as armas químicas de Saddam. As tais que iam destruir o mundo e simplesmente não existiam.

Negócio montado às pressas. É que Celso Amorim anda dizendo por aí que os EUA não tem nada a ver com o problema de Cuba. Que a questão cubana é dos cubanos. E visitou o Líbano, não passou nem de longe por Israel. Os caras não gostaram. Afinal são eleitos e escolhidos por Deus como superiores.

No Cone Sul existe, isso sim, o quinto maior aqüífero do mundo na região, o Guarani. Como já estão com a Amazônia praticamente sob controle, ocupada, querem aquela região

Nada mais preciso que relatório da CIA falando em supostas ações terroristas do PCC com palestinos que residem na Região de Foz do Iguaçu.

Começam a reaparecer das catacumbas os mortos de 1964 e a disparar preocupações com a “democracia” para todos os lados.

O jornal “Extra”, braço popular do escritório de comunicações da Organização Casa Branca no Brasil, a “Globo”, sai na edição de hoje com manchete denunciando o vínculo entre o “crime organizado” e o “terrorismo”.

Já Olavo Setúbal e os banqueiros, esses estão soltos. FHC está solto. Maluf em crise existencial por não ter sido compreendido. Serra em vias de ser governador de São Paulo. Aécio prestes a ser reeleito em Minas. ACM falando em ética e Itamar Franco supondo que ainda está vivo..

Preocupação com o que? Bush fala com Deus, Rosinha é como Jesus. Um monte de pastores deita e rola na fé ingênua das pessoas. Bento XVI abençoa na Praça de São Pedro com a suástica dentro do coração.. Para que preocupar-se?

É esperar a “Globo” dizer como devo me vestir, comer, andar, cair de joelho no momento que o “Jornal Nacional” distribui os mandamentos do dia e aceitar resignado que o bombardeio do Líbano é um desígnio divino conferido aos israelenses, o povo eleito, os superiores.

No mais, um monte de psiquiatras prontos a encherem receituários com remédios fabricados pelos donos ou edifícios de altura imensa, próximos do céu, para que se possa pular com direito a câmeras e microfones.

É só não atrapalhar o trânsito, pois o rabecão custa a chegar. E aí é o inferno. Como fazer com tantos carros parados por conta de um infeliz?

Mas acima de tudo “Deus está contigo”.

Nenhum comentário: