29 agosto 2006



FHC foi atraso e Alckmin será retrocesso






O texto do programa de Lula para um possível segundo mandato procura caracterizar os oito anos de gestão de Fernando Henrique como um tempo de "atraso" e "ineficiência". Sem citar, explicitamente, o nome dele, aponta a candidatura presidencial do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), da Coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), como uma tentativa de retrocesso. "O projeto real da oposição é o de voltar à era FHC", diz o documento.

O projeto de Lula classifica a administração tucana como um tempo de baixo investimento em propostas sociais e de realização de privatizações desnecessárias - e omite, naturalmente, as críticas ao governo petista em áreas como educação e saúde. "O governo Lula iniciou a reconstrução do País", afirma o texto. "A oposição quer a ineficácia do Estado."

O documento reforçará a defesa da principal bandeira eleitoral do presidente, o Bolsa Família, proposição que transfere, anualmente, R$ 8,5 bilhões para 11 milhões de famílias pobres e que assegura a ele um favoritismo amplo nessa fatia do eleitorado.

O plano será baseado em seis grandes "eixos": "combate à exclusão social e à pobreza", "aprofundamento do modelo de desenvolvimento", "investimento em educação massiva e de qualidade", "ampliação da democracia", "inserção soberana do Brasil no mundo" e "garantia da segurança pública de brasileiros e brasileiras".

Nenhum comentário: