10 agosto 2006

Ovo de tucano

Duas importantes candidaturas do PSDB poderiam estar literalmente enterradas se a sociedade fosse corretamente informada sobre a natureza do caos na Segurança Pública em São Paulo, a candidatura de Geraldo Alckmin e a de José Serra.

Por falta de informações e análises sérias, pouca gente sabe que o que gerou o monstro em que se transformou o PCC não foi falta de dinheiro para combater uma organização que surgiu e cresceu dentro dos presídios paulistas e sim incompetência dos governos paulistas nos últimos 11 anos, que permitiram o nível de corrupção que se instalou no sistema penitenciário de São Paulo. Não seriam necessárias centenas de milhões de reais para manter minimamente incomunicáveis chefes do crime organizado, para que não usassem até celulares de dentro dos presídios para comandarem ações de quadrilhas nas ruas paulistas. Não seria necessário que o governo federal enviasse fortunas para São Paulo para impedir que diretores de penitenciárias vendessem "facilidades" a chefes do PCC encarcerados.

Infelizmente, o Brasil vive uma censura branca dos meios de comunicação que impede que se desmascare a coalizão tucano-pefelista em várias questões, inclusive nessa do PCC. Em vista disso, Geraldo Alckmin, José Serra, enfim, o partido deles, que governa São Paulo desde 1995, divide responsabilidade com o presidente Lula em uma questão que é de exclusiva responsabilidade do governo de São Paulo. Não importa quanto dinheiro seja investido na Segurança do Estado se as autoridades carcerárias e o próprio governo de São Paulo não gerirem os presídios com um mínimo de seriedade, e não há dúvida de que essa seriedade não tem existido.

Apesar de a sucessão presidencial estar muito próxima de se definir irreversivelmente em favor do presidente Lula por conta de seus adversários não estarem conseguindo apresentar razões lógicas ao eleitorado para este deixar de reelegê-lo, uma campanha da oposição ao governo de São Paulo que mostre a tragédia causada por sucessivos governos do PSDB no Estado certamente mudaria os rumos da sucessão paulista. Infelizmente, porém, talvez a população não acredite na verdade por ela estar sendo dita pelos adversários de José Serra. Seria preciso que os meios de comunicação informassem os fatos que expus acima, o que não acontecerá jamais.

Resta esperar que a campanha da oposição ao governo de São Paulo seja extremamente competente, a ponto de conseguir explicar aos paulistas que os ovos dos quais nasceram os membros do PCC foram postos por tucanos.


Escrito por Eduardo Guimarães

Nenhum comentário: