10 agosto 2006



Serra terá de responder na Polícia Federal acusações feitas ao PT








A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo requisitou à Superintendência da Polícia Federal instauração de inquérito policial para apuração de prática de crime eleitoral em razão de declarações prestadas pelo candidato ao governo do Estado, José Serra, nas quais acusou o PT de ter ligações com o facção criminosa PCC.

À requisição, a Procuradoria anexou documentação originada por notícia crime encaminhada pelo PT de São Paulo ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A notícia crime relatava que, no dia 13 de julho, ao comentar os atos de violência perpetrados durante aquela semana pelo PCC, o candidato tucano asseverou haver indícios de ligação entre o grupo criminoso e o PT.

Acompanham o processo matérias jornalísticas nas quais foram reproduzidas as declarações de Serra. Para o Diretório Estadual do PT, Serra cometeu os delitos previstos nos artigos 324, 325 e 326 do Código Eleitoral, que tratam respectivamente da prática de calúnia, difamação e injúria na propaganda eleitoral, bem como o crime previsto no artigo 323, sobre divulgação na propaganda eleitoral de fatos que se sabe inverídicos.

Em seu despacho, o Procurador Regional Eleitoral indica que os elementos informativos disponíveis sugerem a possível prática dos ilícitos previstos nos artigos 323 e 325, merecendo a devida apuração.

Para isso, a Procuradoria requisitou a instauração do inquérito em ofício encaminhado ao Superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Geraldo José de Araújo. Devem ser ouvidos o representante do PT, os jornalistas responsáveis pela matéria e o candidato José Serra.

Nenhum comentário: