05 agosto 2006

Folha de São Paulo, mente.....

Ao abrir a impresa marrom, para ver quais seriam as notícias, me deparei com essa postada abaixo, li e não acreditei em uma linha (como sempre), e pensei... quando isso vai parar...alguém tem que colocar um freio neste jornaleco com esse jornalista pago para mentir. E finalmente veio a resposta...postada logo abaixo.
Vamos as observações

Lula foi informado de que Fidel está mal
Publicidade (para o que?)
KENNEDY ALENCAR
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Autoridades cubanas transmitiram nesta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a membros da cúpula do PT a informação de que o estado de saúde de Fidel Castro, 79, submetido a uma cirurgia na segunda-feira, é pior do que admitem publicamente (se eles não admitem publicamente, porque o Presidente Lula e o PT deixariam que se publicassem logo num jornal mentiroso como esse???).

Mais: disseram que o ditador pode ficar inabilitado para retomar o poder real, ainda que se recupere da doença -um tumor maligno no abdômen, segundo a versão com a qual o governo brasileiro trabalha (trabalha para o que? seria para defender Cuba do possivél e tão sonhado pelos americanos e direitistas brasileiros um ataque).

Desde a noite de segunda-feira, quando a cirurgia provocada por um sangramento no intestino foi anunciada em nota assinada por Fidel e lida no rádio e na TV oficiais da ilha, o governo cubano não divulgou informações detalhadas sobre o estado de saúde dele (E iria dizer para o Presidente Lula, que iria contar ao exemplar Jornalista Kennedy Alencar. Este trecho eu sinceramente ri muito, como viaja a mente de um jornalista).

A falta de informação foi justificada pelo próprio Fidel, numa segunda nota atribuída a ele e divulgada na terça, pela necessidade de o país proteger-se do inimigo externo (os EUA).

"Parece que vamos perder o nosso amigo", disse Lula a um auxiliar (e o Kennedy Alencar estava lá para ouvir), depois de ser informado da gravidade do estado de saúde do ditador, segundo a Folha apurou (conta para nós a fonte). Relatos de Havana recebidos reservadamente (tão reservadamente que o Brasil inteiro já está sabendo através da Folha...rs...) dão conta de que ele está "bem mal".
Fidel completa 80 anos no dia 13. Há temor em Havana de que ele não se recupere ou de que não haja tempo para que volte a exercer o poder de forma centralizada. Ao ser operado, Fidel transferiu seus cargos a seu irmão Raúl Castro, pela primeira vez em 47 anos. Raúl assumiu as funções de primeiro-secretário do Comitê Central do PC, comandante-em-chefe das Forças Armadas e presidente do Conselho de Estado e de Governo.
Abalado, Lula pediu discrição à sua equipe (E mais uma vez a folha estava lá, ou será que o Lula tem uma escuta junto a ele). Disse a amigos que Fidel é um homem forte e que torce por sua recuperação. Segundo avaliação do Palácio do Planalto (o Planalto virou especialista em medicina) , a doença de Fidel detonou um processo de transição de poder que não será interrompido.

Acredita-se, no entanto, que o afastamento do governante cubano não levará a um cenário de colapso, como viveram os regimes socialistas do Leste Europeu na virada dos anos 1980 para os 1990.

Para a cúpula do governo e do PT, o ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque, 41, é o nome mais forte para compor com Raúl Castro, 75, a espinha dorsal de um novo esquema de poder.

Ex-secretário de Fidel e extremamente leal ao ditador (ditador, segundo o críterio USA, para o povo cubano, não é nada disso, sugiro ao jornalista Kennedy ir visitar Cuba), Felipe, como o chamam os petistas, é afinado com as idéias do Partido Comunista, mas saberia que será inevitável uma flexibilização do regime(descobriu-se até que mudanças Felipe fará), pelo menos na área econômica.

Lula e o PT têm antigos laços políticos e de amizade com Fidel e Cuba. Os petistas sempre defenderam o regime castrista, minimizando a falta de eleições e a repressão aos dissidentes. O PT e o governo sempre condenaram o embargo econômico dos EUA à ilha caribenha, imposto em 1962.

Lealdade

Lula disse a auxiliares que Fidel tem sido um amigo das "horas difíceis". Lembrou-se das visitas que ele lhe fez depois de perder duas eleições presidenciais (1989, para Fernando Collor de Mello, e 1994, para Fernando Henrique Cardoso).

Fidel sempre retribuiu a amizade e afeição petistas. Em setembro de 2003, quando o presidente brasileiro viajou a Havana, ele disse aos jornalistas: "Cuba está muito honrada. Foi a melhor visita que já tivemos". O último encontro dos dois foi na cúpula do Mercosul na Argentina, em julho, para a qual Fidel foi convidado.

Na visita do presidente brasileiro a Havana, numa cerimônia no Palácio da Revolução, o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, chorou ao se encontrar com Fidel, a quem sempre disse dever a vida. Em 1968, Dirceu foi um dos 15 presos políticos libertados no episódio do seqüestro do então embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick.

Dirceu se exilou em Cuba, onde fez treinamento de guerrilha e usou o codinome de Daniel, pelo qual é chamado por Fidel. Na ilha, fez uma plástica que alterou suas feições e permitiu sua volta para uma vida clandestina no Paraná. Antes da Lei da Anistia, em 1979, Dirceu retornou a Cuba e desfez a cirurgia.

A verdade

05/08/2006 - 15h00
Em nota, governo nega que tenha recebido informações sobre Fidel
Publicidade
da Folha Online

O governo brasileiro, por meio de uma nota, negou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha recebido informações sobre o estado de saúde do presidente de Cuba, Fidel Castro, que está afastado do poder após ter sido submetido a uma cirurgia, no dia 31.

Reportagem da Folha de S.Paulo deste sábado, de Kennedy Alencar, afirma que autoridades cubanas transmitiram a Lula e a membros da cúpula do PT a informação de que Fidel pode ficar inabilitado para retomar o poder, ainda que se recupere da doença --um tumor maligno no abdômen.

O governo cubano ainda não divulgou informações detalhadas sobre o estado de saúde de Fidel.

Leia, a seguir, a nota divulgada pelo governo:

Nota da Presidência da República

"Não tem a menor procedência as informações publicadas hoje na Folha de S. Paulo sob o título ´Cubanos disseram a Lula que Fidel têm câncer'. O presidente da República, que acompanha a situação do presidente cubano, por meio do Ministério das Relações Exteriores, em nenhum momento foi informado por autoridades cubanas, ou quaisquer outras, sobre o suposto diagnóstico referido no jornal".

André Singer, secretário de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República.

Nenhum comentário: