12 novembro 2006

O erro do jornalismo do Fernando Rodrigues


Sr. Fernando Rodrigues,

Sobre "a falta de articuladores políticos" no governo Lula, como o senhor escreve hoje, e os políticos que telefonam pro senhor[1], pra pautá-lo, é o seguinte.

Quem não demonstra apetite por coisa alguma que interesse ao Brasil é o senhor mesmo, seu jornal e seu jornalismo.

Afinal, se o senhor fizesse jornalismo investigativo sério, de verdade, o senhor não precisaria depender desses salafrários que telefonam prôs jornais e dizem o que bem entendem e pautam o seu jornalismo-zero e sua colunagem de opinião pessoal só sua.

Afinal de contas... Bom... O senhor os põe em manchetes, não pq eles digam alguma novidade importante para o Brasil, mas pq, como o senhor mesmo explica hoje, eles telefonam pro senhor e a sua opiniãozinha pessoal é IGUALZINHA à opiniãozinha pessoal deles (dos salafrários que telefonam pro senhor).

Não falta nenhum articulador político ao governo do presidente Lula.

O problema é que SOBRA, por aqui, opiniãozinha de salafrários que usam os jornais pra reclamar, mas só quando interessa a eles. E a Folha de S.Paulo publica tudo, porque qualquer piração de político salafrário, desde que ajude a espinafrar O MEU VOTO DEMOCRÁTICO, vira 'notícia', na Folha de S.Paulo (que fez O DIABO pra eleger Alckmin, com o resultado que se conhece [risos democráticos felizes, muitos, muitos, muitos]).

Por exemplo: a quem interessa o que o ex-FHC pense que pense sobre alguma coisa?! Pois ontem lá estava, em todos os jornalões, o que o ex-FHC pensa sobre sei-lá-o-quê e anda palestrando nos EUA (não sei o que ele disse, pq não li, é claro).

Comé? Foi o ex-FHC que telefonou prô seu jornal e mandou publicar?

E, aliás, cadê matérias sobre o que o ex-Serra e o ex-FHC andam fazendo juntos, nos EUA?

Kekihouve? O ex-Serra e o ex-FHC e o ex-Serra ainda não telefaram prô senhor, pra mandar publicar? Ou será que telefonaram, pra mandar NÃO publicar?

Me diga o senhor, por favor, se é que o senhor entende de articulações: o que é que o ex-Serra e o ex-FHC andam articulando juntos nos EUA?! Estão articulando O QUÊ, esses doizinhos?!

Lembro que a frase "trabalhar duro" foi mote de propaganda do ex-Alckmin, repetida à exaustão. Tá na cara, né? A frase entrou pelos seus ouvidos e, agora, sai pelos seus teclados, de tanto que o ex-Alckmin a repetiu, aí, no seu ouvido, pelo telefone, né-não, FR?!

------------------------------------------------------------------------------

NOTA

[1] "[a articulação entre os vários interesses partidários] exige algo para o qual Lula e seus articuladores não demonstram apetite: trabalhar duro, ter paciência e receber, individualmente, os 513 deputados e 81 senadores. Só chamar os caciques não adianta. Na primeira crise, essa gente some e passa a ligar para os jornais reclamando que falta um articulador político a Lula. E falta mesmo." (Fernando Rodrigues, "O erro na política", FSP, 11/11/2006, p. 2 e na internet, aqui.

Nenhum comentário: