16 novembro 2006

Vamos participar????


ÍNDICE “VAMOS DERRUBAR O LULA”


Paulo Henrique Amorim

O Conversa Afiada pretende criar esta semana, para colocar no ar no domingo, dia 19, o índice “Vamos derrubar o Lula”.

O objetivo é medir a intensidade de uma declaração, de um ato, de uma decisão que tenha, de forma explícita ou implícita, a intenção de derrubar o Presidente Lula.

Ele se inspira num interessante trabalho feito no banco americano Goldman Sachs, antes da eleição de 2002, quando economistas de raro brilho procuraram calcular o “dólar Lula”, ou seja, quanto subia ou subiria o dólar toda vez que as pesquisas de opinião pública mostrassem que Lula poderia ser eleito.

O índice “Vamos derrubar o Lula” pretende ser o “Dólar Lula” com o sinal contrário.

Como vivemos numa democracia e, na imprensa, o debate é amplo e plural – como se demonstrou nesta ultima eleição para Presidente –, pretendemos fazer desse “Vamos derrubar o Lula” um índice em que os internautas tenham papel decisivo. Vejamos:

1) Através da seção “Solte o Verbo” deste Conversa Afiada, os internautas devem dizer como devem votar – sob a forma de uma enquête? Com respostas abertas em comentários?

2) Qual a melhor forma de apresentar graficamente o índice – em forma de barra? Em forma de pizza? Através de uma simples contagem de 1 a 10? O que pode espelhar melhor a vontade dos internautas?


3) Qual o universo da pesquisa do índice? As declarações de FHC? As manchetes dos jornais brasileiros? A capa da Veja? As colunas do Diogo Mainardi? As atividades públicas e ocultas dos lideres do PT de São Paulo? As breves entrevistas do Senador Suplicy?


Aguardamos com ansiedade as sugestões dos que visitam o Conversa Afiada.

E deixamos claro, de saída, que não pretendemos concorrer com a excelência técnica metodológica de alguns dos institutos de pesquisa de opinião publica da praça.

Assumimos, apenas, o compromisso ser transparentes: todo mundo vai saber como chegamos ao resultado do índice “Vamos derrubar o Lula”.

Site: Conversa Afiada

Nenhum comentário: