21 novembro 2006

Regressismo


Contra governos hostis, Bush quer reativar Escola das Américas



O jornal USA Today divulgou, no dia 10 de novembro, que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, estuda reativar a Escola das Américas. A tendência esquerdista [ expressão inadequada do jornal norte-americano ] de governos eleitos na América Latina, como Evo Morales, na Bolívia, e Daniel Ortega, na Nicaragua, fez com que o Bush revisse a suspensão de 10 bases militares do país na parte latina do continente.

A suspensão estava vinculada, desde 2002, aos países que não aceitassem a anistia para norte-americanos em crimes de guerra diante de tribunais internacionais. Os Estados Unidos não reconhecem a legitimidade do Tribunal Penal Internacional e usava o treinamento dos militares locais como moeda de troca.

Agora, a administração Bush pretende retomar os treinamentos militares da antiga Escola das Américas, fundada em 1946 e rebatizada em 2001 como Instituto de Cooperação para Segurança do Hemisfério Ocidental, no forte Benning, em Columbus, Georgia.

A Escola é acusada de treinar oficiais militares latino americanos que depois estiveram ligados a esquadrões da morte e golpes de estado, e que perpetraram sérias violações de direitos humanos na história recente da América Latina. Oficialmente, foram 60 mil militares e policiais latino americanos e norte-americanos treinados desde 1946.


Leia informação na íntegra AQUI

Fonte: Revista forum

Nenhum comentário: