07 novembro 2006

PROVÉRBIOS


Muito se ouve falar de provérbios orientais, que dizem que se deve ensinar a pescar ao invés de dar o peixe, ou que uma longa caminhada inicia com o primeiro passo etc.

Não conheço nenhum provérbio relativo à continuidade. Mas, na minha opinião, além do primeiro passo, para que seja possível ensinar e aprender a pescar, é fundamental a superação dos obstáculos e firmeza diante de dificuldades aparentemente insuperáveis. A continuidade é determinante para o sucesso de qualquer causa.

Todos os dias alguém dá o primeiro passo para começar alguma coisa. Começar a parar de fumar. Começar uma dieta. Começar a estudar. Começar a economizar. Começar a ensinar a pescar...

Mas, quantos dão continuidade? Quantos superam as dificuldades? Quantos superam os próprios erros? Quantos aprendem com os próprios erros? Quantos chegam até o fim?

Nestas eleições, o voto dos brasileiros foi o voto pela não interrupção.

Pela continuidade de programas que apenas começaram a apresentar os primeiros resultados positivos. Mas que enfrentam e enfrentarão muitos obstáculos, que vão exigir muita firmeza para a superação de todas as dificuldades.

Pela continuidade e complementaridade de programas como Bolsa Família, Luz para Todos, Micro-créditos ou criação de Escolas Técnicas no interior e tantos outros.

Para quem tem fome, a prioridade é saciar a fome. Com fome, não se tem capacidade para concentrar e estudar, ou cuidar da saúde ou tomar qualquer outra iniciativa, todas as energias estão consumidas pela fome e as atenções estão voltadas para a necessidade de comer.

O programa Bolsa Família ataca este problema de prioridade absoluta.

Por outro lado, para gerar e manter qualquer atividade econômica, mesmo que seja insignificante, há que ter energia. A grande maioria dos municípios brasileiros não tem atividade econômica que lhes dê sustentação. Dependem do Fundo de Participação dos Municípios ou da renda de pensão e aposentadoria de alguns moradores.

O programa Luz para todos, além de levar energia para os brasileiros excluídos desse serviço, desenvolve ações complementares como, por exemplo, incentivo à geração de atividades econômicas que utilizem a energia recém chegada aos pequenos municípios.

Com os micro-créditos, os moradores de pequenos municípios, beneficiários do “Luz para Todos”, e alimentados pelo “Bolsa Família”, podem adquirir pequenos motores e agregar valores à sua pequena produção agrícola, de animais caseiros, da pesca, de artesanatos, de pequenas lojas de serviços ou pequenas indústrias.

O programa de criação de Escolas Técnicas pelo interior do Brasil poderá garantir a capacitação técnica e a qualificação dos moradores das pequenas localidades, tanto para seus próprios negócios, quanto para que possam disputar melhores empregos em igualdade de condições com os moradores dos grandes centros.

Assim, Bolsa Família, Luz para Todos, Micro-créditos, Escolas Técnicas, Inclusão Digital e outros, são programas complementares que têm por fim elevar a participação de todos na renda nacional de forma sustentável. São programas que, além de seus fins humanitários, têm profundo impacto na nossa evolução social e na consolidação de nossa Democracia.

- Bolsa Família – garante a segurança alimentar, fundamento basilar para que as pessoas possam se dedicar a outras atividades e ao próprio desenvolvimento.

- Luz para Todos – além do resgate de uma injustiça com a qual não se poderia conviver indefinidamente, garante os primeiros passos no sentido de maior segurança e sustentabilidade financeira. É uma das portas de saída do Bolsa Família.

- Micro-créditos – Apoio fundamental para que as pessoas possam dar o passo inicial de sua independência dos programas sociais. Outra das portas de saída do Bolsa Família.

- Escolas Técnicas e Inclusão Digital – capacitação e qualificação, democratização de oportunidades, segurança de sustentabilidade técnica e econômica para as camadas mais pobres da população. Mais portas de saída do Bolsa Família.

A dívida e os problemas sociais do Brasil são gigantescos. São problemas que exigirão gerações para serem superados. Impossível resolver em apenas poucos anos. Exigir solução imediata e queimar etapas é querer repetir soluções mágicas. Os brasileiros conhecem muito bem os resultados e sofreram profundamente com os reveses das soluções mágicas.

Soluções mágicas, baseadas em experiências importadas, mal traduzidas e mal adaptadas, só se prestam para aprofundar a concentração de rendas e o empobrecimento da grande maioria da população.

Para que se alcance sucesso no enfretamento dos problemas brasileiros, há que ter serenidade e continuidade. Mesmo que se observem e estudem experiências bem sucedidas em outras regiões do mundo (como os micro-créditos, por exemplo, que deram o Nobel para seu idealizador, o bengalês Muhammad Yunus), há que desenvolver soluções baseadas na realidade brasileira, com a interdisciplinaridade e complementaridade que nossos problemas exigem.

Interessante destacar que programas como Bolsa Família ou Luz para Todos, apesar de não concorrerem a nenhum Nobel, estão sendo exportados para outros países, inclusive países desenvolvidos, que enviam técnicos ao Brasil para conhecer e aprender com nossa experiência.

O Povo Brasileiro votou por programas que já conseguiram tocar as questões e mudar um pouco a cruel exclusão social de milhões. Mas, estamos apenas no início, há muito que fazer – há rios de problemas a atravessar, há montanhas de dificuldades para superar.

O Povo votou com a serenidade e a sabedoria de quem sabe o que quer. A Sabedoria da Continuidade.

A Sabedoria Popular vai nos ensinar o provérbio sobre a importância da continuidade.


Delman Ferreira

Nenhum comentário: