02 novembro 2006

O profeta


Nilze Costa e Silva

Um vidente chamado Juscelino Nóbrega da Luz fez duas previsões para o Brasil: uma ruim e a outra péssima. A ruim: Lula não seria reeleito presidente do Brasil. A péssima: entre 1º e 25 de novembro de 2013 uma tsunami atingiria o Nordeste, inclusive Fortaleza. Essas previsões do médium foram feitas em dezembro do ano passado. Segundo disse nas diversas entrevistas que tem dado por aí, ele sonha e é orientado a avisar às pessoas, instituições ou governos sobre o que irá acontecer.

Em 2013 eu não sei se vou estar viva. Mas por via das dúvidas, já tinha planos de me mudar para Serra de Maranguape, onde o maravilhoso poeta Manoel Bandeira esteve em meados do século passado, não para fugir de uma tsunami, mas à procura de clima aprazível e adequado para tratar-se de uma tuberculose.

Na maioria das vezes os profetas costumam usar as evidências e a intuição para se saírem bem em suas predições. Sempre erram mais do que acertam. Uma das famosas que muito errou foi a Mãe Dinah. Neste ano apostou no Brasil como hexacampeão, caso não sofresse "influências monetárias" da Alemanha. Errou. Nem um nem outro lograram êxito.

Com relação às eleições de 2006, a profecia de Juscelino contrariava todas as pesquisas que apontavam Lula como futuro Presidente do Brasil. Ele foi reeleito, como vai ficar o vidente? No mínimo sabemos agora que não haverá tsunami alguma em nossa cidade amada, somente a alegria, esperando que as instituições democráticas respeitem a vontade do povo, confiante de ter eleito o melhor. E que não ousem dizer que Lula foi eleito "por um povo analfabeto e burro". Seria desrespeitar demais o eleitorado consciente do nosso País.

Mas voltando ao tema inicial e tendo em vista a confirmação das previsões dos institutos de pesquisa que davam vitória a Lula, já desarrumei minha bagagem. Digam ao povo que eu fico na minha linda Fortaleza de belas e irresistíveis praias. E deixa o "homi" trabalhar!

NILZE COSTA E SILVA é escritora e coordenadora da ONG Nave

Nenhum comentário: