28 outubro 2006

E por falar em educação....


Professores não recebem salário; prefeito sugere empréstimo pessoal

Com folha de pagamento atrasada há 22 dias, prefeitura de Carapicuíba (SP) diz que vai ressarcir dívidas

Para receber o salário referente a setembro, os professores da rede municipal de Carapicuíba, na Grande São Paulo, enfrentam uma situação no mínimo inusitada. Com a folha de pagamento do funcionalismo atrasada há 22 dias, a prefeitura orientou os professores das Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFEs) a fazerem empréstimos pessoais. De acordo com a sede do Sindicato dos Professores (Apeoesp) na cidade, os salários atrasam todos os meses desde abril e não é a primeira vez que o prefeito Fuad Gabriel Chucre (PSDB) recorre a essa solução.

Isso já aconteceu em dezembro do ano passado, quando, mais uma vez sem recursos para o pagamento dos professores, Chucre pediu para que fizessem empréstimos pessoais para receberem o 13º. (...)

Agora, no entanto, a saída mais uma vez encontrada por Chucre irritou os professores, que ameaçam parar. Em assembléia realizada na quinta-feira na Câmara dos Vereadores, a categoria decidiu fazer uma ato de protesto, terça-feira, às 9 horas, em frente ao gabinete do prefeito e promete iniciar a greve logo em seguida. (...)

Posição parecida tem a professora Marluce Reis de Souza Silva, de 39 anos. Ela também garante que entrará em greve na terça-feira, mas se recusou a fazer o empréstimo pessoal. Em setembro, já sem saber como pagar suas contas e sustentar seus três filhos, fez outro empréstimo.

Ela dá aulas em duas escolas de Carapicuíba, o que lhe rende pouco mais de R$ 1 mil por mês, e se emociona ao contar como sobrevive. "A gente apela para a família, vai levando, deixando as dívidas se acumularem e depois paga os juros", diz. (...)

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: