23 outubro 2006

O que será?


Fazem dois anos, um pouco mais, um pouco menos, o tropicalista Caetano Veloso cedeu feliz e orgulhoso a sua imagem ao programa que lançava ao estrelato uma figura estranha, com sotaque inglês mas com nome de índio:


Mangabeira Unger


Um pensador social (talvez o último neandertal), político e jurídico. É também professor titular de direito na Universidade Harvard e vive dando as caras no PDT...


Segundo o contente Caetano, Mangabeira Unger representava a face da nova esquerda. Agora sim havia esperança, havia alguém no qual Caetano depositava toda a sua fé e todo o seu sorriso.


Por meses seguidos Mangabeira Unger vomitou por todos os canais que pode ser ouvido o testemunho cientificamente político de que Lula havia traído o seu povo. De que Lula era a imagem da desgraça. Ele (Mangabeira) apoiou filosoficamente o impeachment do presidente Lula.


Para a surpresa de qualquer ser humano com certa inteligência e certa memória, o celebrado filósofo, o líder intelectual das dissidentes esquerdas insatisfeitas deste país, veio ao programa eleitoral do Presidente Lula e humildemente pediu desculpas.


É... é isso mesmo, o excelentíssimo cientista político Mangabeira Unger apareceu no programa do Lula e com toda simplicidade e humildade disse "eu vim aqui para pedir desculpas sobre o que eu disse a respeito de Lula".


Ele nos conta que levou 4 anos para entender com clareza o que de fato representou para o Brasil o governo Lula.


Mas Mangabeira!!!! Você, professor de Harvard, levou 4 anos para entender algo tão elementar?!?!


Foram 500 anos destruindo o Brasil e você queria que Lula fizesse um milagre já em 2004? Não Mangabeira... Lula não veio para provocar uma guerra civil, Lula veio para fazer um Brasil de TODOS!


E um Brasil de todos não se faz com luta armada senhor Mangabeira, como filósofo, engenheiro, professor de Harvard e cientista político com sotaque inglês o senhor deveria saber que um país de todos se faz com tempo, com muito tempo!


Mas... que coisa não é?


Pelo menos ele levou 4 anos mas entendeu.


A Maria da Conceição Tavares levou menos, levou dois anos e meio, mas também entendeu.


E agora Caetano?


O que será?


André Furtado é designer e curioso.

Nenhum comentário: